Clínica Hepatogastro

Como deve ser a dieta após a Cirurgia Bariátrica? Entenda!

Atualizado em 06/07/2022
Tempo de leitura: 3 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
06/07/22

Sabemos que a cirurgia bariátrica requer uma série de cuidados específicos e recomendações médicas, principalmente após o procedimento, quando são necessárias algumas adaptações nos hábitos alimentares. 

Como Deve Ser A Dieta Apos A Cirurgia Bariatrica Entenda Clinica Hepatogastro Bg
Como Deve Ser A Dieta Após A Cirurgia Bariátrica? Entenda! 2

Preparamos o artigo de hoje para explicar um pouco melhor como funciona a dieta após a cirurgia. Acompanhe a seguir!

Qual o objetivo da cirurgia bariátrica?

Antes de falarmos sobre os cuidados e alimentação no período pós-operatório, vamos entender como funciona e qual o objetivo da cirurgia.

A cirurgia bariátrica tem como principal objetivo reduzir a capacidade dos alimentos no estômago, assim como as calorias que o intestino absorve. Esse é um processo que modifica a digestão natural, ajudando a reduzir o peso.

Embora alguns estudos estejam avaliando a eficácia da cirurgia por via endoscópica, normalmente, o procedimento é feito por meio da técnica videolaparoscopia e plataforma robótica. 

Assim sendo, temos três tipos de cirurgia bariátrica que podem ser realizados no paciente, sendo eles: cirurgia restritiva, mista ou disabsortiva.

A técnica restritiva é a que reduz a capacidade do estômago de armazenar alimentos, deixando o indivíduo com uma saciedade precoce. A mista é realizada por meio de Bypass gástrico, sendo a mais comum aqui no Brasil. Ela restringe a quantidade de alimentos que o estômago irá armazenar.

E por fim, temos a disabsortiva, que não realiza grandes alterações no tamanho do estômago, mas sim na absorção do intestino delgado. Hoje em dia, pouco utilizadas. 

Quando é indicada a cirurgia bariátrica?

Geralmente, a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas que apresentam obesidade de grau II ou quando após alguns meses de tratamento e uma alimentação correta, o resultado não foi positivo.

Alimentação no pós-operatório

Um dos primeiros cuidados pós-operatórios é com a alimentação, de acordo com as recomendações médicas. 

Dieta líquida

Inicialmente, deve ser seguida uma dieta líquida, em especial nos primeiros dias após a cirurgia.

Nesse período, pequenas quantidades de alimentos devem ser ingeridas para que o organismo se acostume e se adapte com as novas condições. 

O paciente deve se hidratar bastante com água, água de coco, caldo de verduras e suco natural.

Dieta pastosa

Depois de alguns dias, a dieta pastosa tem início com a introdução de purê, polenta, papa de arroz, legumes amassados como abóbora, chuchu e beterraba, ovo mexido, entre outros. 

Essa dieta tem uma duração um pouco maior e nesta fase devem ser priorizados alimentos ricos em proteínas. 

Mesmo a dieta pastosa sendo um pouco mais avançada, deve-se manter o repouso digestivo, ou seja, não colocar muito esforço ao mastigar os alimentos.

Dieta branda

A dieta branda é como a preparação para que a dieta normal volte a ser introduzida. Nessa fase, o processo de mastigação já foi reestabelecido, porém deve-se ter cuidado com o tipo de alimento a ser ingerido.

Os alimentos devem ser bem cozidos, de modo que facilitem a mastigação. Podem ser ingeridos legumes, arroz, sopa, carnes magras macias e frutas sem casca.

Dieta normal

Quando por fim o paciente está preparado para reintroduzir a dieta normal em seu dia a dia, ele já pode retomar a alimentação com alimentos sólidos e ricos em proteínas, que deverão ser prioridade na dieta.

Mas, é importante observar a textura dos alimentos para não comprometer o processo de mastigação até a recuperação total.

Para finalizar, podemos dizer que em cada uma das fases da dieta após a cirurgia bariátrica devem ser acompanhadas pela equipe médica e um nutricionista, a fim de garantir mais qualidade de vida ao paciente.

Você já realizou a cirurgia bariátrica? Conte-nos como foi o processo pós-operatório e a sua alimentação.

O conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário e compartilhe!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 09 / 08 / 22
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Neste post, falaremos sobre a possibilidade de reversão desta cirurgia. Acompanhe!
Ler Mais
 | 02 / 08 / 22
A cirurgia de vesícula (ou colecistectomia) é um processo frequente e de baixa mortalidade na qual se efetua a remoção da vesícula biliar. Neste post, falaremos sobre a realização da cirurgia após a gravidez. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 14

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 16/08/2022 às 17:20
Agende sua Consulta
magnifiercross