Clínica Hepatogastro

Cirurgia Bariátrica: quais os cuidados necessários após o procedimento?

Atualizado em 15/06/2022
Tempo de leitura: 3 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
15/06/22

A cirurgia bariátrica é uma das modalidades de tratamento mais indicadas para pessoas que apresentam excesso de peso corporal importante (obesidade grau II ou III) e riscos de complicações de saúde, principalmente quando não tiveram sucesso com o tratamento convencional.

Cirurgia Bariatrica Quais Os Cuidados Necessarios Apos O Procedimento Clinica Hepatogastro Bg
Cirurgia Bariátrica: Quais Os Cuidados Necessários Após O Procedimento? 2

Preparamos esse artigo para que você entenda um pouco melhor como essa cirurgia é realizada e quais são os cuidados pós-operatórios. Acompanhe! 

Como funciona a cirurgia bariátrica?

O objetivo principal da cirurgia bariátrica é reduzir a capacidade de alimentos no estômago, bem como as calorias que são absorvidas pelo intestino, algo que modifica o processo de digestão natural e consequentemente, ajuda na redução de peso.

Conforme dissemos, o procedimento é indicado para pessoas com obesidade, geralmente de grau II, que mesmo depois de meses de tratamento e alimentação adequada, não tiveram o resultado desejado.

A cirurgia pode ser realizada através da técnica aberta ou convencional, por videolaparoscopia e plataforma robótica. Alguns estudos estão em andamento para avaliar a eficácia do procedimento realizado por via endoscópica. 

No geral, podemos dizer que existem três tipos de cirurgia bariátrica que podem ser indicados, como por exemplo:

  • Cirurgia restritiva;
  • Cirurgia disabsortiva;
  • Cirurgia mista.

Quando o procedimento é do tipo restritivo, ele reduz a capacidade de o estômago armazenar os alimentos, conforme dissemos. Assim, o indivíduo sente uma saciedade mais precoce. A cirurgia restritiva mais utilizada recebe o nome de gastrectomia vertical.

Por sua vez, a técnica disabsortiva não proporciona grandes mudanças na capacidade de armazenagem ou tamanho do estômago, porém, realiza alterações na absorção pelo intestino delgado. Hoje em dia são pouco realizadas.

E temos a cirurgia mista, feita por Bypass gástrico, considerada como a mais realizada tanto aqui no Brasil, quanto em diversos outros países. Ela restringe a quantidade de alimento que o estômago armazena e faz um desvio pequeno do intestino, apresentando grandes resultados.

Quais são as vantagens da cirurgia bariátrica?

Além da perda de peso de maneira significativa, a cirurgia bariátrica também oferece alguns outros benefícios, amenizando os riscos de doenças relacionadas com a obesidade, sendo elas:

  • Asma;
  • Colesterol alto;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes.

Outra vantagem da bariátrica, sem dúvidas, é em relação à diminuição dos riscos de depressão e melhora da autoestima após a realização da cirurgia.

E quais os cuidados após o procedimento?

Para garantir uma boa cicatrização dos tecidos, são necessários alguns cuidados específicos, principalmente com relação à alimentação, pois é preciso continuar garantindo nutrientes ao organismo.

Desta forma, então, um dos primeiros cuidados após o procedimento é com os alimentos que serão ingeridos. De início, a dieta deverá ser líquida nos primeiros dias após o procedimento.

Durante esse período, o paciente deve ingerir pequenas quantidades para que o organismo possa se adaptar as suas novas condições e garantir hidratação e repouso gástrico. A dieta deve ser baseada em água, água de coco, caldo de verdura ou carne e sucos naturais, sem ácido.

Após alguns dias, inicia-se a dieta pastosa e a dieta vai evoluindo de acordo com a recuperação do paciente no pós-operatório, avaliada individualmente com o acompanhamento da equipe multidisciplinar.

Essa fase também envolve a suplementação nutricional, pois a absorção de nutrientes pelo organismo sofre algumas alterações. Isso ocorre por volta da terceira ou quarta semana e geralmente os médicos indicam complexos vitamínicos.

Com relação às atividades físicas, não é necessário repouso total. O paciente pode fazer movimentos leves, caminhadas progressivas para que o corpo se adapte com a nova condição.

Além de todos esses cuidados, o suporte psicológico também é fundamental para auxiliar em casos de insegurança e dificuldades que o paciente esteja sentindo, bem como enfrentar um possível quadro de ansiedade ou compulsão alimentar.

Agora que você já sabe quais os cuidados após a bariátrica, compartilhe com quem também precisa dessas informações.

Se já realizou a cirurgia, deixe um comentário e conte-nos como foi a sua recuperação.

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 21 / 06 / 22
O câncer gástrico se caracteriza pelo crescimento desordenado das células que compõem a parede do órgão. Neste post, falamos sobre esta enfermidade e os fatores para seu desenvolvimento. Acompanhe!
Ler Mais
 | 14 / 06 / 22
A gastrite é uma inflamação da mucosa do intestino. Neste post, falamos sobre esta inflamação e da possibilidade de virar um câncer de estômago. Acompanhe!
Ler Mais
1 2 3 13

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 29/06/2022 às 16:28
Agende sua Consulta
magnifiercross