Entenda como funciona e quando a Cirurgia Bariátrica é indicada

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
Sumário

A Cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico com o objetivo de diminuir a quantidade de alimentos armazenados e calorias absorvidos no estômago e intestino, respectivamente, algo que modifica a digestão realizada naturalmente, fazendo com que o indivíduo tenha uma redução de peso significativa.

Quer entender um pouco mais sobre a cirurgia e saber quando ela é indicada? Acompanhe o artigo que preparamos a seguir!

Cirurgia bariátrica: o procedimento

O tipo de cirurgia bariátrica a ser realizado é decidido entre os médicos e o paciente após avaliação das condições clínicas do indivíduo. 

Em geral, o procedimento pode ser realizado de maneira convencional, com uma incisão normal no abdômen ou por via minimamente invasiva, pela com pequenas incisões, seja pela videolaparoscopia ou pela cirurgia robótica. Mas, isso também dependerá do tipo de cirurgia indicado. Existem alguns tipos de bariátrica, sendo eles:

Banda gástrica

Consiste na inserção de um anel que ficará em volta do estômago. Desta forma, o órgão diminui seu tamanho e o processo digestivo se torna menor. É um método menos invasivo, porém muito pouco utilizado atualmente.

Bypass gástrico

Por sua vez, o Bypass é um método mais elaborado, uma vez que o médico cirurgião faz a separação de uma boa parte do estômago, mantendo um reservatório de apenas 50 mL. Depois, é feita uma ligação do intestino delgado com esse pequeno reservatório gástrico.

Assim, o espaço que antes estava disponível para a comida diminui e o paciente pode perder cerca de 70% do excesso de peso. É um dos métodos mais realizados no Brasil e no mundo, considerada a cirurgia bariátrica padrão.

Gastrectomia Vertical

Um tipo de bariátrica muito realizado nos EUA e Europa. Assim como a banda gástrica, esse procedimento também é menos invasivo e até um pouco mais simples. 

Neste caso, somente uma parte do estômago é removida para que a quantidade de alimentos e calorias ingeridas seja reduzida. Costuma ter um resultado bastante satisfatório, uma vez que o paciente chega a perder cerca de 50% do excesso de peso que tinha antes da operação.       

Cirurgia Bariátrica: quando é indicada?

Em geral, a cirurgia bariátrica é considerada segura para tratar os casos de obesidade, sendo indicada para aqueles que apresentam idade superior a 16 anos, com o IMC maior que 35 kg/m2, com outros problemas associados, como pressão alta e diabetes, ou acima de 40 kg/m2 com falhas de tratamento clínico prévio.

Período pós-operatório

Após o procedimento, leva um tempo para que o indivíduo se adapte à sua nova condição, pois não se trata somente de uma cicatrização, o organismo e o metabolismo também precisam se adaptar

De maneira geral, podemos dizer que essas alterações vão acontecer gradualmente, pois as mudanças na alimentação serão bastante significativas. Então, o paciente precisa seguir as recomendações médicas de pós-operatório para não prejudicar sua recuperação.

Nos primeiros dias, a dieta será líquida e em pequenos volumes. Se o paciente estiver evoluindo, após aproximadamente um mês já podem ser introduzidos os alimentos pastosos e sólidos, gradativamente. 

Deve ser mantida uma rotina de consultas médicas para realização de exames e acompanhamento. Podem ser solicitados exames de taxa de glicemia, função renal, níveis de colesterol e vitaminas.

O atendimento psicológico também é fundamental para o paciente, considerando que a obesidade pode ter relação com distúrbios emocionais e diversos gatilhos que os levam a comer mais do que o necessário. Vale lembrar que cada indivíduo reagirá de uma maneira ao tratamento.

Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo para que possamos esclarecer!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Cirurgia do câncer gástrico: quando o procedimento é indicado?

11/10/2023
O câncer gástrico surge no estômago, podendo não gerar sintomas no início da doença. Conheça os sinais e os fatores de risco. Saiba mais!
Leia mais

Após a cirurgia bariátrica, o que deve mudar na rotina?

30/08/2023
Cirurgia bariátrica é um procedimento que visa a redução do estômago em indivíduos com o IMC muito elevado. Entenda o que deve mudar na rotina no pós-operatório!
Leia mais

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 24/06/2024
magnifiercross