Clínica Hepatogastro

Devo seguir todas as recomendações antirrefluxo passadas pelo médico?

Por Dra Marcela Campiolo30/04/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dra Marcela Campiolo
30/04/24
Sumário

O refluxo gastroesofágico é uma condição comum que causa desconforto para muitas pessoas. Embora as medicações possam oferecer alívio dos sintomas e melhorar a esofagite associada, elas não resolvem a causa fundamental do problema.

No post de hoje, falaremos sobre as medidas essenciais para o controle eficaz do refluxo, indo além do tratamento medicamentoso. Confira!

As medicações aliviam o Refluxo?

Ao utilizar medicação para refluxo, experimentamos alívio dos sintomas e melhora na esofagite, o que naturalmente nos faz sentir melhor. No entanto, é importante ressaltar que a medicação não é capaz de interromper o refluxo em si. É aí que entram as medidas anti-refluxo para controlar essa condição.

Medidas Antirrefluxo

É muito importante, após as refeições, evitar deitar. Quando ficamos deitados na posição horizontal, o conteúdo do estômago volta, piorando o nosso refluxo. 

Perda de Peso

Além disso, é recomendado tentar perder um pouco de peso, pois o sobrepeso pode aumentar a pressão sobre o estômago, agravando o refluxo.

Evitar Bebida Alcoólica

Também é essencial evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois estas relaxam a musculatura e o esfíncter que tenta proteger contra o refluxo. 

Alimentação Adequada

Quanto à alimentação, optar por refeições menos volumosas, com menos gordura e alimentos processados, facilitando a digestão. Evitar comer em excesso também contribui para reduzir o refluxo.

Manutenção a Longo Prazo

Para melhorar o refluxo a longo prazo, é fundamental adotar essas medidas. Caso contrário, após a interrupção da medicação, os sintomas tendem a retornar, e o refluxo não é tratado efetivamente.

Se você conhece alguém que sofre de refluxo, compartilhe essas informações para ajudá-lo a lidar melhor com essa condição.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Marcela Campiolo

CRM: 210779 | RQE : 87745
Gastroenterologia Atuação: Gastroenterologia, Hepatologia. Faculdade: Faculdade Evangélica do Paraná (2012). Experiência: Mais de 05 anos. Sobre: Atua principalmente em doenças do fígado, estômago e intestino. Residência médica em Gastroenterologia. Fellowship em Hepatologia na cidade de Bruxelas (Bélgica).
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 14/05/2024 às 12:29
magnifiercross