Clínica Hepatogastro

Cirurgia de Refluxo: pode ser via robótica?

Atualizado em 12/07/2022
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
05/07/22

A plataforma robótica nada mais é que uma forma do cirurgião fazer a cirurgia através de uma plataforma em que, através de pinças colocadas por pequenas incisões no abdômen do paciente, as informações e movimentos do cirurgião são transmitidas.

No post a seguir, iremos explicar um pouquinho sobre a utilização da plataforma robótica na cirurgia do refluxo. Continue nos acompanhando!

Quais as Vantagens da cirurgia Robótica?

A grande vantagem desta plataforma é que ela filtra possíveis movimentos e possíveis tremores que o cirurgião pode fazer para manipulação do instrumento, e também, através de uma visão 3D, faz com o cirurgião tenha uma visão mais apurada daquele tecido que está sendo manipulado.

Além disso, o campo de trabalho, que é o espaço onde o cirurgião vai trabalhar, é menor. Então, o cirurgião consegue através desta plataforma, trabalhar em um espaço menor, o que pode gerar um menor trauma cirúrgico.

Onde isto se encaixa na Cirurgia do Refluxo?

Temos hoje em dia 2 formas de fazer esta cirurgia, que é mais do dia a dia, que são:

  • Cirurgia por vídeo;
  • Cirurgia robótica.

Desfecho à curto prazo

Quando falamos da recuperação precoce da cirurgia, temos visto cada vez mais que o paciente, por passar por uma cirurgia que tem menos trauma cirúrgico, que é mais delicado, tem uma recuperação realmente mais rápida nas primeiras horas e nos primeiros dias do procedimento.

Então, quando a gente fala da recuperação precoce da cirurgia e do retorno às atividades cotidianas, o desconforto, menor dor no pós-operatório, a plataforma robótica realmente parece ter o seu lugar.

Desfecho à longo prazo

Quando pensamos em desfecho à longo prazo e complicações, a cirurgia do refluxo recidivada, ou seja, quando o paciente já fez uma cirurgia e vai precisar passar por um novo procedimento, realmente existem estudos que comprovam que essa delicadeza maior, essa destreza que a plataforma acaba dando para o cirurgião, uma visão mais apurada, acaba entregando um resultado melhor, seja em menos taxa de complicação, perfuração ou até mesmo conversão desta cirurgia para uma via aberta e até a recuperação mais precoce.

Cada vez mais, a cirurgia robótica tem sido utilizada para realizar a cirurgia do refluxo, então, se você vai passar pela cirurgia, tem refluxo, tem dúvidas se precisa ou não realizar esta cirurgia, nos procure e mande esta postagem para alguém que possa se interessar!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 23 / 03 / 22
Veja como funciona a cirurgia robótica para o tratamento do refluxo gastroesofágico e entenda de que maneira esse problema é tratado por meio desse método.
Ler Mais
 | 16 / 02 / 22
A cirurgia para correção da hérnia inguinal pode ser feita por meio da técnica robótica. Veja de que maneira é feito esse procedimento.
Ler Mais

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 16/08/2022 às 17:20
Agende sua Consulta
magnifiercross