Cirurgia de Refluxo: pode ser via robótica?

Atualizado em: 12/07/2022
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
Sumário

A plataforma robótica nada mais é que uma forma do cirurgião fazer a cirurgia através de uma plataforma em que, através de pinças colocadas por pequenas incisões no abdômen do paciente, as informações e movimentos do cirurgião são transmitidas.

No post a seguir, iremos explicar um pouquinho sobre a utilização da plataforma robótica na cirurgia do refluxo. Continue nos acompanhando!

Quais as Vantagens da cirurgia Robótica?

A grande vantagem desta plataforma é que ela filtra possíveis movimentos e possíveis tremores que o cirurgião pode fazer para manipulação do instrumento, e também, através de uma visão 3D, faz com o cirurgião tenha uma visão mais apurada daquele tecido que está sendo manipulado.

Além disso, o campo de trabalho, que é o espaço onde o cirurgião vai trabalhar, é menor. Então, o cirurgião consegue através desta plataforma, trabalhar em um espaço menor, o que pode gerar um menor trauma cirúrgico.

Onde isto se encaixa na Cirurgia do Refluxo?

Temos hoje em dia 2 formas de fazer esta cirurgia, que é mais do dia a dia, que são:

  • Cirurgia por vídeo;
  • Cirurgia robótica.

Desfecho à curto prazo

Quando falamos da recuperação precoce da cirurgia, temos visto cada vez mais que o paciente, por passar por uma cirurgia que tem menos trauma cirúrgico, que é mais delicado, tem uma recuperação realmente mais rápida nas primeiras horas e nos primeiros dias do procedimento.

Então, quando a gente fala da recuperação precoce da cirurgia e do retorno às atividades cotidianas, o desconforto, menor dor no pós-operatório, a plataforma robótica realmente parece ter o seu lugar.

Desfecho à longo prazo

Quando pensamos em desfecho à longo prazo e complicações, a cirurgia do refluxo recidivada, ou seja, quando o paciente já fez uma cirurgia e vai precisar passar por um novo procedimento, realmente existem estudos que comprovam que essa delicadeza maior, essa destreza que a plataforma acaba dando para o cirurgião, uma visão mais apurada, acaba entregando um resultado melhor, seja em menos taxa de complicação, perfuração ou até mesmo conversão desta cirurgia para uma via aberta e até a recuperação mais precoce.

Cada vez mais, a cirurgia robótica tem sido utilizada para realizar a cirurgia do refluxo, então, se você vai passar pela cirurgia, tem refluxo, tem dúvidas se precisa ou não realizar esta cirurgia, nos procure e mande esta postagem para alguém que possa se interessar!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:

Cirurgia Robótica no tratamento de doenças hepáticas: uma abordagem menos invasiva

A cirurgia robótica consiste em uma videocirurgia minimamente invasiva, onde as manobras são conduzidas pelo cirurgião, porém, executadas através de um robô. ENTENDA MELHOR!
Leia mais

Realização de Cirurgias Intestinais por meio da Robótica, é possível?

Saiba mais sobre os na Cirurgia Robótica para tratamento de doenças intestinais. Saiba como essa tecnologia proporciona acesso preciso e visualização aprimorada, permitindo diagnósticos precisos e ressecções eficazes.
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 12/07/2022
magnifiercross