Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
CRM: 143673 SP
Atualizado em 07/04/2021 Atualizado em 07/04/2021

Cirurgia de Hérnia de Hiato

A hérnia de hiato, na verdade, chama-se hérnia do esôfago, que é um órgão que sai da altura da nossa garganta, passa no meio do peito e vai até a boca do estômago. Portanto, o esôfago conduz o alimento da garganta até o estômago.

Para o esôfago entrar na barriga, ele precisa passar pelo músculo do diafragma, esse local se chama hiato do esôfago. Normalmente, esse local possui uma abertura que é comum para todos nós.

Quando a pessoa tem hérnia de hiato é porque o esôfago passou por essa abertura que está mais frouxa e entrou na barriga. Porém, o esôfago não fica muito bem fixado e pode ocorrer do ácido do estômago voltar para o esôfago.

Sintomas da hérnia de hiato

Existem pessoas que têm hérnia de hiato, mas não sentem nenhum sintoma. Apenas diagnosticaram a hérnia depois de um exame de endoscopia feito por outro motivo.

Já outras pessoas sentem bastante sintoma de refluxo gastroesofágico, os mais comuns são: azia e queimação com a sensação de que o ácido do estômago voltou para o esôfago.

Tratamento da hérnia de hiato

O tratamento pode ser feito com remédio ou com cirurgia do refluxo gastroesofágico e geralmente é indicado apenas em pacientes que têm sintomas de refluxo.

O tipo de hérnia também pode influenciar no tipo de tratamento. Existem hérnias que são muito grandes e às vezes uma grande quantidade de órgãos da cavidade abdominal acaba voltando para o tórax, desencadeando sintomas de refluxo, desconforto e falta de ar.

Nas hérnias menores, aquelas de até 3 cm, a maioria das pessoas não sente sintomas, porém, algumas podem sentir refluxo e precisam ser tratadas como tal.

Já aqueles pacientes que têm refluxo muito grave ou hérnias muito grandes, às vezes são mais difíceis de tratar apenas o refluxo e a correção cirúrgica precisa ser feita para aliviar o desconforto.

0 comentários

× Agendar Consulta.