Clínica Hepatogastro

Cirurgia bariátrica: quais as chances de engordar após o procedimento?

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira28/09/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
28/09/23
Sumário

A cirurgia bariátrica ou redução de estômago é um procedimento que visa tratar os casos graves de obesidade ou excesso de gordura corporal. Após o procedimento, ocorre a tão aguardada perda de peso, para manter a qualidade de vida.

Imagem Ilustra Uma Pessoa Se Pesando
Cirurgia Bariátrica: Quais As Chances De Engordar Após O Procedimento? 2

Ainda assim, surge o questionamento: existem chances de engordar novamente? Esse é o assunto que vamos abordar no artigo a seguir. Acompanhe para entender melhor!

Tipos de cirurgia bariátrica existentes

Existem alguns tipos diferentes de cirurgia bariátrica, entre os mais comuns podemos destacar: 

Bypass gástrico (gastroplastia em Y de Roux)

O Bypass gástrico envolve a diminuição do estômago por grampeamento, sem que seja retirada nenhuma parte do órgão. Além disso, é feito um desvio da passagem do alimento pelo intestino. Isso limita a quantidade de comida que o paciente pode ingerir e reduz a absorção de calorias e nutrientes.

Gastrectomia vertical (Sleeve)

Nessa técnica, uma parte do estômago é removida, transformando-o em um tubo estreito, também com o objetivo de limitar a quantidade de comida que o paciente pode consumir.

Balão intragástrico

Essa técnica envolve a inserção de um balão no estômago do paciente, que é então inflado com solução salina. Isso cria uma sensação de plenitude no estômago e ajuda o paciente a comer menos.

Pode ocorrer ganho de peso após a cirurgia bariátrica? 

Quando a cirurgia bariátrica é realizada, ocorre a restrição e diminuição do tamanho do estômago ou desvio do intestino. Logo, em um curto período de tempo, o indivíduo consegue ter uma boa perda de peso.   

Essa perda ponderal, desencadeada pela cirurgia, é um grande estímulo para a pessoa mudar seus hábitos. Pacientes que aderem a um estilo de vida melhor, com alimentação mais saudável e prática de atividades físicas, geralmente, consegue manter o peso ideal por longos períodos. 

No entanto, têm aqueles que não conseguem mudar seus hábitos, se alimentam de forma inadequada e continuam sedentários. Isso pode fazer com que o corpo se acostume com essa nova condição e passe a absorver mais calorias das refeições, levando a um aumento progressivo do peso. 

Assim, a compulsão por alimentos considerados como “vilões” faz com que o organismo dê um jeito de absorvê-los e aumente a superfície intestinal destinada para a absorção. 

Esse é um exemplo claro de que é possível voltar a ganhar peso, principalmente por retomar a alimentação com taxas altas de carboidratos e o pouco consumo de verduras e proteínas.

O que fazer em caso de reganho de peso? 

Ao ganhar peso novamente, o ideal é que o paciente consulte o médico para a avaliação e segmento com uma equipe multidisciplinar especializada, de preferência com os mesmos profissionais que realizaram a cirurgia.

Provavelmente, serão solicitados exames e uma análise clínica, nutricional e psicológica para entender o comportamento do paciente com relação à alimentação e se está praticando exercícios físicos suficientes. 

Dependendo do caso, também podem ser prescritos alguns medicamentos para auxiliar na redução de peso, bem como estabilizadores de humor.

Outra recomendação após observar alterações que possam ter contribuído com o reganho de peso, é o uso do plasma de argônio, plicatura gástrica e em alguns casos, é solicitada uma uma bariátrica regional, para uma nova perda de peso e melhora no metabolismo.

Você já realizou a cirurgia bariátrica e teve reganho de peso? Conte-nos deixando um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 14/05/2024 às 12:29
magnifiercross