Clínica Hepatogastro

Cirurgia Bariátrica: estou acima do peso, posso fazer esse procedimento?

Atualizado em 05/04/2022
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
05/04/22

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave, mudando a forma original do órgão e reduzindo sua capacidade de receber alimentos.

Muitos pacientes vêm ao consultório médico nos questionando se eles têm indicação da cirurgia bariátrica por estar acima do peso. Continue acompanhando e saiba mais sobre!

Como saber se a Cirurgia deve ser feita?

Para ajudar a responder essa pergunta, o que nos auxilia para decidir se a cirurgia deve ser feita ou não, é o IMC, Índice de Massa Corpórea.

Como funciona o IMC?

Para descobrir o seu IMC, dividimos seu peso pelo quadrado da altura [MC = Peso/(altura)²]

O resultado irá dizer o grau de obesidade que o paciente está, podendo ser:

  • IMC 30+: Paciente com obesidade grau 1;
  • IMC 35+: Paciente com obesidade grau 2;
  • IMC 40+: Paciente com obesidade grau 3.

Para indicarmos a cirurgia bariátrica, o paciente deve ter o IMC de 35 ou mais, associado a alguma doença desencadeada ou mesmo piorada pela presença do excesso de peso.

Além disso, ele deve ter tentado outras técnicas de perda de peso, como dieta e medicação.

Aqueles pacientes com IMC acima de 40 (obesidade grau 3), podem realizar a cirurgia independente de alguma comorbidade, mas que já tenham tentado, idealmente, alguma outra técnica.

Tem como a Cirurgia ser feita sem tentar outra Técnica?

Alguns pacientes podem acabar tendo um IMC acima de 50, chegando a pesar 180, 200 quilos. Esse paciente tem uma doença tão grave que mesmo que ele não tenha tentado alguma outra técnica, ele já tem liberação para fazer a cirurgia bariátrica.

Mas, alguns pacientes com o IMC entre 30 e 35 nos perguntam "Doutor, eu estou acima do peso, eu também tenho uma doença grave, eu não tenho a indicação da cirurgia?". Em alguns casos especiais, aqueles pacientes que têm uma diabetes tipo 2, uma questão metabólica muito importante, também se beneficiam da cirurgia bariátrica justamente pela sua questão metabólica, já que o desvio do intestino ou até mesmo a gastrectomia vertical, onde a comida chega mais rápido no intestino e aumentam alguns hormônios intestinais, levam a melhora do metabolismo.

Então, esse paciente, em casos selecionados, se beneficia tanto da questão metabólica, que também pode ter a cirurgia indicada!

Outros Requisitos para a Cirurgia Bariátrica.

Por último, além dos requisitos citados acima, o paciente também deve seguir estes seguintes:

  • Ter mais de 16 anos;
  • Não ter contraindicação formal (abuso de álcool/drogas, depressão grave);
  • Não ter condição clínica que proíba o procedimento (problema cardíaco, hepático ou pulmonar grave).

Por conta disso, é muito importante a avaliação do cirurgião e da equipe multidisciplinar, formada por endocrinologista, nutricionista, psicólogo, eventualmente psiquiatra, um cardiologista, todos unidos para entregar o melhor resultado para o paciente!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 05 / 22
Hoje vamos falar sobre a cirurgia bariátrica, desde o preparo cirúrgico até a recuperação. Acompanhe!
Ler Mais
 | 17 / 05 / 22
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que acabam aumentando o risco de uma doença cardíaca, diabetes e acidente vascular cerebral No post de hoje, falaremos se é possível a realização da Bariátrica tendo essas condições. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross