Clínica Hepatogastro

Cirurgia Bariátrica: como funciona o método Sleeve?

Atualizado em 13/04/2022
Tempo de leitura: 3 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
13/04/22

O sleeve é uma das técnicas de cirurgia bariátrica, na qual é feita a retirada de uma parte do estômago, restringindo seu volume. Sua grande vantagem é a perda de peso de uma forma mais gradativa, além de preservar a absorção de nutrientes presentes nos alimentos.

Cirurgia Bariatrica Como Funciona O Metodo Sleeve Hepatogastro Bg
Cirurgia Bariátrica: Como Funciona O Método Sleeve? 2

Você sabia que a cirurgia bariátrica pode ser realizada por meio de diferentes técnicas? Uma delas é a cirurgia bariátrica sleeve, ou gastrectomia vertical. Assim como na técnica de bypass gástrico, o objetivo é favorecer a redução do peso corporal, sem alterar a anatomia intestinal. 

Na gastroplastia sleeve, o cirurgião realiza a retirada de parte do estômago para reduzir o volume do mesmo. Uma das suas grandes vantagens, como dito, é permitir um emagrecimento gradativo, além de trazer a possibilidade de realizar outras técnicas cirúrgicas no futuro, se for necessário.

Neste artigo você vai entender melhor como funciona esse método, as vantagens que oferece, suas possíveis desvantagens, entre outros detalhes. Acompanhe! 

Como a Gastroplastia Sleeve é feita?

A cirurgia bariátrica é uma excelente alternativa para o tratamento de pacientes obesos que não conseguem obter bons resultados com outras terapias, e também para casos especiais em que é preciso promover a perda de peso de uma forma mais rápida.

A cirurgia bariátrica sleeve é um procedimento que tem sido cada vez mais realizado pelos cirurgiões devido às vantagens para o tratamento do paciente com obesidade. Além disso, hoje em dia é possível realizar esse tipo de gastroplastia pela técnica de videolaparoscopia ou robótica, que contribui para minimizar o grau de invasividade do procedimento.

No método sleeve, o intuito é fazer a redução do estômago. Para isso o cirurgião retira parte do corpo e o fundo gástrico, removendo a sua grande curvatura. Como resultado, o estômago se transforma em um tubo que comporta cerca de 80 a 100 ml de volume. Dessa forma, a quantidade de alimentos ingeridos em cada refeição diminui, contribuindo para que o paciente perca peso de forma gradual.

Como o fundo gástrico é retirado, o método sleeve também ajuda a reduzir o apetite. Isso porque a grelina, que é um dos hormônios responsáveis por “abrir” o apetite, deixa de ser produzida. Além disso, a rápida passagem do alimento pelo estômago favorece a elevação do hormônio intestinal GLP-1, responsável por melhorar o metabolismo da glicose no organismo e diminuir o apetite. Com isso, os pacientes que fazem um bom acompanhamento após o Sleeve podem ter resultados semelhantes àqueles que realizaram a técnica do bypass gástrico.

Quais são as vantagens do método Sleeve?

Conforme explicamos, atualmente a cirurgia é realizada de forma minimamente invasiva, pelas técnicas videolaparoscópica e robótica. Além disso, neste caso o intestino não é manipulado, como no Bypass gástrico, fazendo com que o tempo médio de duração seja de aproximadamente 45 minutos. Com uma menor inflamação causada pela cirurgia, a recuperação é rápida e segura. 

Por não ser uma técnica que diminui a absorção de nutrientes e minerais, ela pode possibilitar ao paciente um emagrecimento mais gradual, o que, inclusive, é defendido por vários especialistas. Em comparação com a banda gástrica ajustável, hoje muito pouco utilizada, e técnicas endoscópicas, como balão gástrico, o Sleeve permite uma maior e mais prolongada perda de peso.

Se for necessário, como em casos de reganho de peso e refluxo gastro-esofágico importante, a gastrectomia vertical pode ser transformada em outras técnicas de bariátrica, como o bypass gástrico, trazendo uma nova possibilidade de tratamento para o paciente.

Se também for necessário fazer a avaliação endoscópica, esse método permite examinar o estômago residual e o trato digestivo alto, principalmente a região do duodeno, pâncreas e vias biliares.

Quais são as desvantagens da Bariátrica Sleeve?

Algumas características do método sleeve podem se manifestar como desvantagens em determinados casos. Por isso é importante conhecer muito bem essa técnica e a necessidade de cada pessoa para escolher o procedimento mais conveniente em cada caso.

Uma das desvantagens é que alguns nutrientes podem ter a absorção prejudicada. Embora a maioria deles não sofra nenhum tipo de impacto, isso pode acontecer por causa da falta de algumas substâncias que são produzidas pelo fundo gástrico.

Alguns pacientes podem desenvolver refluxo gastroesofágico depois do sleeve, e se o paciente evoluir para uma fístula, o fechamento dela é um pouco mais difícil em comparação com o método do bypass. Em comparação com a técnica de derivação intestinal, o sleeve tem um potencial metabólico menor, e deve ser considerado que esse procedimento é irreversível.

Como você viu, o método sleeve é uma excelente alternativa dependendo da necessidade do paciente e dos resultados que se pretende alcançar com a cirurgia bariátrica. Para descobrir se essa técnica é adequada, o ideal é se consultar com um bom especialista para fazer uma avaliação minuciosa e alcançar sucesso com o tratamento.

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 05 / 22
Hoje vamos falar sobre a cirurgia bariátrica, desde o preparo cirúrgico até a recuperação. Acompanhe!
Ler Mais
 | 17 / 05 / 22
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que acabam aumentando o risco de uma doença cardíaca, diabetes e acidente vascular cerebral No post de hoje, falaremos se é possível a realização da Bariátrica tendo essas condições. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross