O termo "Bariátrica" surgiu na década de 50 para se referir a cirurgias com intuito de perda de peso.
Nestes mais de 60 anos, vimos que muito além da perda de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios metabólicos para o nosso organismo. Continue lendo e saiba mais sobre este procedimento!
Entre várias técnicas que foram desenvolvidas neste tempo, duas são as mais realizadas hoje em dia:
No sleeve, o cirurgião retira cerca de 75% do estômago através de uma gastrectomia vertical. Além de restringir o volume do estômago e da quantidade de cada alimentação, a retirada do fundo gástrico diminui a secreção de grelina, um hormônio relacionado ao apetite.
Além disso, a rápida passagem pelo alimento no estômago e ele chegando rapidamente também ao intestino, aumenta a secreção de LP1, que melhora o perfil glicêmico do paciente.
No Bypass, o cirurgião realiza uma separação do estômago, criando uma bolsa de aproximadamente 50ml.
Além disso, é feito um desvio do trânsito através de uma alça de intestino delgado, que faz com que o alimento vá direto ao estômago até a metade do intestino delgado, onde ele vai encontrar as enzimas digestivas, e a partir daí, ser digerido e absorvido.
Você já conhecia a Cirurgia Bariátrica e suas técnicas? Caso conheça alguém que irá passar por esta cirurgia e quer mais informações sobre, compartilhe nosso vídeo para todos ficarem mais informados!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.