Clínica Hepatogastro

Após a Bariátrica, por quanto tempo devo fazer acompanhamento Médico?

Atualizado em 19/04/2022
Tempo de leitura: 2 min.
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
 | 
19/04/22

Para muitos pacientes, a bariátrica é uma solução não para perda de peso, mas para melhorar aquelas comorbidades, aquelas doenças relacionadas ao excesso de peso e para isso, deixar de ir ao médico.

Apos A Bariatrica Por Quanto Tempo Devo Fazer Acompanhamento Medico Clinica Hepatogastro Bg
Após A Bariátrica, Por Quanto Tempo Devo Fazer Acompanhamento Médico? 2

Muitos sabem que depois da cirurgia é bom acompanhar por um tempo, mas até quando? Continue acompanhando e saiba!

Os Perigos de não fazer o Acompanhamento

Sabemos que a maioria dos pacientes não vê mais a hora de não olhar mais para a cara do médico, mas acaba sendo perigoso, o paciente, em algum ponto, deixar de ter acompanhamento. O que vemos no dia a dia é que muitos pacientes que perdem grande quantidade de peso, se sentem muito melhores, já não tem mais queixas, não têm mais dores articulares, pressão muitas vezes normalizada, param de tomar o remédio e simplesmente deixam de fazer o acompanhamento.

Por dois motivos principais, isso chega a ser perigoso.

Deficiência de Vitaminas e Minerais

O primeiro problema é que algumas cirurgias bariátricas levam à uma deficiência de vitaminas ou de minerais, que a curto prazo não levam a nenhum problema, mas a longo prazo essa deficiência pode levar a outros problemas de saúde e quando o paciente vai procurar atendimento, muitas vezes já tem uma doença grave.

Resultado da cirurgia Comprometido

Alguns estudos mostram que aqueles pacientes que têm um segmento a longo prazo mais periódico, tem uma perda de peso mais sustentada do que aqueles pacientes que simplesmente operaram e deixaram de acompanhar.

Irei precisar ir a cada 1, 2, 3 meses no Médico?

Geralmente, no início do período pós-cirurgia, realmente essas visitas são mais frequentes. O paciente passa mensalmente, a cada dois meses, mas a partir do momento em que o paciente teve perda de peso, que ela está estabilizada de todas as deficiências de vitaminas e a alimentação foi adequada, a gente consegue espaçar essa visita.

Assim como de vez em quando a gente tem que levar o carro no mecânico e na revisão , como qualquer pessoa, a gente tem que passar no médico de vez em quando, e o paciente que realizou a cirurgia não é diferente!

E aquele paciente que está muito bem controlado, de não ter queixas, que não tem nenhuma comorbidade grave, ele pode muito bem passar a cada seis meses, 1 ano, e continuar com as orientações, obviamente, para que ele tenha essa perda de peso a longo prazo e que as comorbidades estejam sob controle.

Por isso, é muito importante a avaliação e segmento por uma equipe multidisciplinar especializada!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 24 / 05 / 22
Hoje vamos falar sobre a cirurgia bariátrica, desde o preparo cirúrgico até a recuperação. Acompanhe!
Ler Mais
 | 17 / 05 / 22
A síndrome metabólica é um conjunto de condições que acabam aumentando o risco de uma doença cardíaca, diabetes e acidente vascular cerebral No post de hoje, falaremos se é possível a realização da Bariátrica tendo essas condições. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 24/05/2022 às 18:15
Agende sua Consulta
magnifiercross