Prisão de ventre ou constipação intestinal é um problema que acomete cerca de 16% da população mundial, e, no Brasil, temos estudos que trazem que até ⅓ dos brasileiros são constipados!
A constipação se caracteriza pela dificuldade de evacuar, seja ao realizar força excessiva, ou pelo tempo e intervalo entre as evacuações ou pelas fezes endurecidas.
Quer saber como evitar essa condição tão incômoda? Acompanhe 5 dicas no artigo a seguir!
Uma das causas mais comuns de prisão de ventre é a alimentação pobre em fibras, bem como o consumo em excesso de proteína animal e industrializados. Além desses fatores, também podemos destacar:
Além disso, a constipação pode estar associada com outras patologias que acometem o cólon e reto, sendo elas:
E não podemos esquecer que o uso de determinados medicamentos, alterações no metabolismo e até mesmo estresse, ansiedade e depressão também podem causar o problema.
Em geral, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, sendo os mais comuns:
Outros sinais que indicam a constipação são o desconforto, inchaço abdominal, mal-estar e distúrbios digestivos.
Agora que já vimos o que pode causar e quais são os sintomas da prisão de ventre, vamos às 5 dicas que podem te ajudar a evitar esse problema.
Quantos litros de água você bebe por dia? Se estiver bebendo menos de 2 litros, saiba que esse não é o ideal. É necessário ingerir, pelo menos, 2 litros diariamente para manter o organismo hidratado, facilitando a evacuação.
Frutas, legumes, cereais, alguns grãos (chia e linhaça) e verduras são essenciais para ajudar no funcionamento do intestino. Iogurte natural também pode ser consumido para que a evacuação volte ao normal.
Devem ser evitados os alimentos processados. Se for necessário, faça um acompanhamento com nutrólogo ou nutricionista.
Atividades físicas regulares também contribuem com o intestino, fazendo com que ele funcione normalmente. Caminhadas leves, natação, dança, pilates, entre outros exercícios são exemplos do que pode favorecer os movimentos intestinais.
Como dissemos, uma das causas da prisão de ventre é o fato de sentir vontade de ir ao banheiro e segurar. Muitas vezes, “esquecemos” e deixamos a vontade passar, mas esse é um hábito prejudicial e deve ser evitado.
Situações de estresse elevado e ansiedade podem impedir o funcionamento correto do intestino.
Portanto, é fundamental tentar controlar essas emoções através de técnicas como meditação e yoga, além do acompanhamento com um psicólogo e estar atento aos sinais de que sua saúde mental não anda bem.
Seguindo as dicas acima, o seu intestino pode voltar ao normal e deixar de causar incômodos.
Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.