A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado com o objetivo de modificar o processo natural de digestão, reduzindo a quantidade de alimentos no estômago e calorias que são absorvidas pelo intestino.
Quer saber como funciona a cirurgia e quais vantagens ela pode oferecer? Continue lendo este artigo para entender!
Antes de falar sobre as vantagens, vamos citar os tipos de cirurgia bariátrica existentes. Em geral, a escolha do melhor método é uma decisão tomada pelo paciente junto ao seu médico e equipe, a depender das condições clínicas do indivíduo.
Entre os principais tipos, podemos destacar:
Também conhecido como gastrectomia vertical, o método sleeve leva a uma menor modificação do trato gastrointestinal. Desta forma, é um dos procedimentos mais seguros em sua execução e garante bons resultados ao paciente.
Durante a cirurgia, apenas uma parte do estômago é retirada para que a quantidade de calorias ingeridas diminua. Por sua vez, é mantida a ligação natural do intestino e o indivíduo perde, em média, cerca de 50% do excesso de peso.
Esse procedimento também proporciona o controle da fome e é bastante utilizado no tratamento da obesidade.
O Bypass é uma técnica um pouco mais trabalhosa. Durante a cirurgia, uma grande parte do estômago do paciente é separada para formar uma bolsa com capacidade de aproximadamente 50 ml, em seguida, o mesmo é ligado a porção distante do intestino.
Os riscos do procedimento são levemente maiores do que a técnica anterior, mas complicações graves são raras e os resultados são ótimos, permitindo a perda média de 70% do excesso de peso.
Além desses dois tipos de cirurgia, também existe a banda gástrica, com resultados menos efetivos, que consiste em aplicar uma banda em volta do estômago, em formato de anel, para diminuir o tamanho do órgão e contribuir para uma menor ingestão de alimentos. Outra técnica é a Bipartição de trânsito intestinal, onde além do sleeve é feita uma anastomose da porção distal do intestino com a parte mais distal do estômago. Neste caso, o alimento poderá seguir 2 caminhos diferentes, um pela via normal e outra direto para o ileo.
Geralmente, a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com obesidade acima do grau II, que está associada à comorbidades e que mesmo após uma dieta equilibrada e exercícios, não apresentou resultados.
O procedimento também é indicado em casos onde o IMC é Igual ou superior a 40 kg/m², sem a perda de peso, mesmo com acompanhamento nutricional e médico ou igual ou superior a 50 kg/m².
Em alguns casos, a cirurgia não é indicada, como quando o paciente apresenta doenças pulmonares, hipertensão com varizes esofágicas, doenças inflamatórias, entre outras enfermidades.
Como dissemos anteriormente, o objetivo principal da cirurgia bariátrica é a perda significativa de peso, considerando que o excesso de peso corporal pode levar ao desenvolvimento ou agravamento de outros problemas de saúde.
Um exemplo disso é a tendência para acúmulo de glicose e gordura no sangue, que favorecem a diabetes do tipo 2, doenças cardíacas e até mesmo, hipertensão arterial. Sendo assim, a cirurgia bariátrica ajuda a amenizar problemas como esses.
Além disso, quando ocorre a redução de peso também acontece uma diminuição da inflamação do organismo, ajudando a melhorar sintomas de doenças como artrite, asma, refluxo gastroesofágico, entre vários outros quadros.
Também podemos considerar como benefícios da cirurgia bariátrica:
Pessoas com excesso de peso, geralmente, se sentem insatisfeitas com sua aparência e acabam passando por um auto julgamento e autocrítica por não conseguirem perder o peso que esperava, afetando assim sua autoestima.
Assim, a bariátrica passa a ser uma aliada da boa autoestima, sendo o início de mudanças nos hábitos de vida e uma grande conquista, pois o indivíduo se sente melhor consigo mesmo, recuperando a autoconfiança.
Quadros de asma podem ser ainda mais favorecidos pela obesidade, ajudando a piora de problemas como apneia do sono.
Portanto, quem realiza a cirurgia consegue sentir uma melhora na qualidade do sono com uma respiração melhor, além de haver menor pressão na barriga e redução de gordura do pescoço, ajudando a melhorar as noites de sono.
Como vimos, a cirurgia bariátrica promove significativas mudanças na qualidade de vida e essas vantagens fazem com que o procedimento seja um tratamento ainda mais importante.
O conteúdo foi esclarecedor? Em caso de dúvidas, deixe um comentário.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.