Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
Atualizado em 04/02/2021

Vantagens da Cirurgia Robótica no aparelho digestivo

Existe muita curiosidade a respeito da utilização da Cirurgia Robótica nas cirurgias digestivas, ou seja, cirurgias do esôfago, do estômago, do fígado, do pâncreas, da vesícula biliar e dos intestinos. As cirurgias de hérnia e de obesidade também se enquadram nessa definição.

A cirurgia robótica já está sendo utilizada em todo o mundo a mais de 10 anos. Ela foi inicialmente desenvolvida como um avanço da cirurgia laparoscópica. Isso para que os procedimentos fossem facilitados tanto para o cirurgião, em termos de manuseio, quanto para o paciente, em termos de recuperação. Hoje, a cirurgia robótica é descrita para quase todos os tipos de cirurgias digestivas.

Vantagens da Cirurgia Robótica no aparelho digestivo

A grande vantagem da cirurgia robótica é a tecnologia envolvida porque o cirurgião vai controlar o robô e o robô vai executar a cirurgia no paciente. Portanto, nas cirurgias de longa duração, o cirurgião e a equipe médica terão mais conforto.

A segunda vantagem é a visualização tridimensional (em três dimensões) da cirurgia e consequentemente, a precisão com que o cirurgião terá para fazer a cirurgia.

E por último, conforme tem uma melhor visualização e precisão, os instrumentais envolvidos são menores, e com uma flexibilidade e um alcance muito maior do que os instrumentais da cirurgia laparoscópica, que são instrumentais mais antigos.

Com todas essas vantagens, a cirurgia se torna menos invasiva e machuca menos o paciente, ou seja, causará menos sangramento e a recuperação é muito melhor.

Quando você for fazer alguma cirurgia digestiva, pergunte para o seu médico se existe a possibilidade de realizar a cirurgia robótica, e quais serão as vantagens e desvantagens no seu caso.

0 comentários

× Agendar Consulta.