Clínica Hepatogastro

Saiba Como Tratar o Refluxo Gastroesofágico

Atualizado em 13/10/2021
Tempo de leitura: < 1 min.
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 | 
02/05/17
Refluxo-Hepatogastro
Saiba Como Tratar O Refluxo Gastroesofágico 2

O refluxo gastroesofágico (DRGE), que se apresenta como o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, é uma doença benigna. Provoca sintomas típicos, como azia, queimação retroesternal e regurgitação, e atípicos. Na lista desses últimos, estão a asma, tosse crônica e dores torácicas advindas de fibrose pulmonar e pneumonia.

Para se comprovar a DRGE é recomendável realizar uma endoscopia digestiva alta. O tratamento com medicamentos e dieta de dois a seis meses pode obter excelentes resultados.

Como é o tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento visa controlar sintomas e busca prevenir úlceras, estreitamentos do esôfago e câncer, entre outras complicações. Antes de se optar pela cirurgia, além da medicação específica, o tratamento indica evitar o álcool, bebidas gasosas e um cardápio de alimentos sem cafeína, chocolate, certos condimentos e temperos, além de menta e hortelã.

As recomendações do campo comportamental incluem: esperar três horas antes de se deitar, especialmente após lautas refeições; evitar exercícios após a alimentação; não fumar; evitar ou tratar a obesidade.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, e compartilhe!

Sobre o(a) Autor(a)
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 03 / 03 / 22
A cirurgia bariátrica não deve ser realizada em algumas situações. Descubra quais são as contra indicações desse procedimento.
Ler Mais
 | 23 / 02 / 22
Você sabia que existe diferença nas técnicas disponíveis para a realização da cirurgia bariátrica? Veja quais são essas diferenças entre o Bypass e o Sleeve.
Ler Mais
1 2 3 21

Clínica Hepatogastro© 2022 Direitos Reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 29/06/2022 às 16:28
Agende sua Consulta
magnifiercross