Diferente do que as pessoas falam, o glúten não é uma substância inflamatória, porém, existem pessoas que têm uma alergia na parede do intestino ao glúten, chamada de doença celíaca, e essas pessoas não devem consumir glúten.
Neste texto, iremos explicar um pouco sobre o que é doença celíaca, seus sintomas e como é feito o seu diagnóstico. Confira!
A doença celíaca é uma doença que, na maioria das vezes, o diagnóstico ocorre ainda na infância. Nessa doença, as pessoas têm uma reação alérgica na parede do intestino quando consomem glúten, e essa reação alérgica causa uma inflamação crônica no intestino, o que gera alguns sintomas. Geralmente, a criança apresenta muita diarreia, diarreia explosiva, muita distensão abdominal, cólica, chora muito e não tem o desenvolvimento adequado.
Essas crianças são normalmente atendidas por um gastropediatra ou pediatra, que realiza exames, geralmente uma endoscopia, para confirmar o diagnóstico. É uma restrição difícil, já que o glúten está presente em quase todos os alimentos, especialmente no trigo e em alguns cereais que consumimos diariamente.
Alguns adultos também podem desenvolver a doença celíaca, com uma apresentação subclínica ou pouco sintomática. Esses pacientes costumam sentir cansaço, estufamento abdominal, dificuldade de concentração, entre outros sintomas vagos. Muitas vezes, a confirmação do diagnóstico só acontece após exames específicos, como sorologia ou endoscopia com biópsia da segunda porção do duodeno.
Justamente por terem sintomas tão indefinidos, essas pessoas podem demorar anos, às vezes até décadas, para descobrir o que têm, vivendo com desconfortos por muito tempo. Por isso, se você tem sintomas como estufamento, diarreia intermitente, dificuldade de concentração ou níveis baixos de vitaminas, procure um especialista para realizar uma boa anamnese e solicitar os exames necessários para o diagnóstico.
Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de compartilhar e continuar nos acompanhando para mais informações como essa!
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.