Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
Atualizado em 10/08/2020

Qual a importância do Nutricionista?

Seja para emagrecer ou, principalmente, para organizar e equilibrar a sua alimentação, um profissional da nutrição é responsável por tornar o seu organismo mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Mas, afinal, existe um momento específico para procurar a ajuda do nutricionista? Entenda a importância que o profissional possui na sua vida e confira os motivos para buscar a orientação especializada!

 

Peso ideal

Uma das maiores procuras para ajuda nutricional, é sem dúvidas a vontade de emagrecer, de forma saudável e sem radicalismo. O nutricionista irá orientar a sua alimentação, selecionar os alimentos necessários e organizar o seu dia a dia alimentar para que você atinja o peso ideal. O mesmo funciona para quem não consegue engordar, uma reeducação alimentar é o ponto inicial.

 

De olho na saúde

Uma refeição balanceada, rica em nutrientes, com uma variação de carboidratos, proteínas e minerais, é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão, e até proteger contra o câncer. “O nutricionista atua diretamente com a medicina preventiva através da alimentação.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) 80% de doenças cardiopatas e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais), poderiam ser evitadas por intermédio de uma alimentação saudável e equilibrada. Segundo o MS 40% dos casos de câncer também poderiam ser evitados por intermédio de uma alimentação saudável.

 

Imunidade

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas e até proteger contra o câncer. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias dos alimentos promovem o aumento da resposta imune, fundamental para nos proteger contra infecções.

 

Como é a primeira consulta?

Quando se vai ao nutricionista pela primeira vez, o passo inicial que estes profissionais seguem é fazer uma anamnese, para saber tudo o que pode influenciar na alimentação do paciente e saber o porquê de a pessoa estar ali, se ela busca a perda de peso ou a hipertrofia por exemplo.

Depois dessa etapa se dá início a coleta de medidas da pessoa, incluindo: peso, altura, e percentual de gordura. Depois o profissional formula a dieta e as orientações a serem seguidas pelo paciente, explicando esse mesmo regramento. Por fim marca o retorno do paciente, que será geralmente de quinze a trinta dias.

× Agendar Consulta.