Desconforto abdominal pode ser um sinal de Síndrome do Intestino Irritável?

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
Sumário

A síndrome do intestino irritável ou SII é um distúrbio crônico que acomete o trato digestivo e provoca crises recorrentes, com sintomas bastante incômodos para o indivíduo.

Desconforto Abdominal Pode Ser Um Sinal De Sindrome Do Intestino Irritavel Clinica Hepatogastro Bg
Desconforto Abdominal Pode Ser Um Sinal De Síndrome Do Intestino Irritável? 2

Quer saber quais são os sintomas que indicam a SII e se o desconforto abdominal está entre eles? Preparamos esse artigo para esclarecer essa dúvida. Acompanhe os detalhes a seguir!

Principais causas da Síndrome do Intestino Irritável 

Conforme dissemos, a síndrome do intestino irritável é uma condição crônica, porém, não se pode dizer exatamente quais são as causas que levam ao seu desenvolvimento. Mas, ainda assim, existem alguns fatores que podem ser relacionados a ela, como as contrações sofridas pelo intestino.

O intestino é composto por músculos e os mesmos realizam essas contrações conforme os alimentos passam pelo trato digestivo. No momento em que essa musculatura se contrai com uma força maior e prolongada, o indivíduo passa a sentir determinados sintomas.

Também pode acontecer de os músculos se contraírem menos, dificultando a passagem de alimentos e provocando constipação. 

Outras possíveis causas da síndrome do intestino irritável são as inflamações ou infecções no órgão, junto com alterações que podem ocorrer no sistema nervoso. Além de mudanças na microbiota intestinal, que desequilibram o processo de digestão.   

Fatores de risco

Podemos destacar, ainda, alguns fatores de risco que também contribuem para a  manifestação do problema ou até mesmo, para que ele se agrave. Entre os principais, estão:

  • Maus hábitos alimentares;
  • Histórico familiar;
  • Se alimentar de laticínios, feijão, frutas cítricas, refrigerante, entre outros;
  • Intolerância ou alergia alimentar;
  • Problemas de saúde psicológica, como estresse, depressão ou ansiedade;
  • Variações hormonais.

Quais os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável? 

Os sintomas da síndrome do intestino irritável podem ser diferentes e variar de pessoa para pessoa, uma vez que o intestino reage de diversas maneiras e tudo dependerá do quão sensível é o organismo do indivíduo, algo que influenciará na duração da crise.

Por exemplo, existem pessoas que se sentirão melhores após evacuar e assim a crise acaba terminando mais rápido.

Desta forma, então, podemos dizer que durante uma crise de SII, o indivíduo manifesta os seguintes sintomas:

  • Desconforto abdominal;
  • Cólica;
  • Distensão abdominal;
  • Excesso de gases;
  • Flatulência;
  • Constipação ou diarreia;
  • Muco nas fezes;
  • Sensação de movimento intestinal.

É possível aliviar as crises?

Não existe uma cura para essa síndrome, mas, ela pode receber um tratamento que ajudará a amenizar os sintomas. Primeiro, é necessário uma avaliação detalhada para excluir possíveis causas orgânicas ou outras doenças que possam ter sintomas semelhantes. Também, é importante que seja identificada a possível causa da irritação e então evitar o contato com esse fator.

Em geral, são indicados medicamentos para controlar as manifestações do problema, dependendo da necessidade do paciente. 

A realização de exercícios físicos e terapias voltadas para o bem-estar também podem ajudar no tratamento, controlando principalmente os quadros de ansiedade e estresse.

Vale ressaltar a importância de manter uma alimentação balanceada, com apoio de um nutricionista junto ao gastroenterologista. 

Conseguimos esclarecer a sua dúvida? Deixe um comentário abaixo e conte-nos! 

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Impacto psicológico da Síndrome do Intestino Irritável

19/06/2024
Descubra como o estresse, a ansiedade e a depressão impactam a Síndrome do Intestino Irritável e aprenda estratégias para gerenciar essas condições. Explore a conexão entre saúde mental e gastrointestinal e descubra técnicas para melhorar sua qualidade de vida. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo! A Síndrome do Intestino Irritável é uma […]
Leia mais

Quem tem doença celíaca tem mais propensão a ter problemas hepáticos?

07/05/2024
Explore as relações entre doença celíaca e problemas hepáticos. Discutimos elevações de enzimas, esteatose e riscos de doenças autoimunes.
Leia mais

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 28/07/2023
magnifiercross