Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
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Atualizado em 10/08/2020

Como evitar Obesidade?

Existem formas simples de reconhecer se seu corpo e sua saúde estão se deteriorando, além da maioria dos problemas relacionados a obesidade serem passíveis de prevenção. A obesidade não é uma exceção, logo, pratique estas dicas para preveni-la.

 

Mantenha-se ativo

A maneira mais comum de prevenir a obesidade é levando um estilo de vida ativo. Atividades simples, como optar por usar escadas ao invés de elevadores ou caminhar até o trabalho quando possível, podem ajudar muito.

Muitas pessoas aproveitam para ir à academia, ainda que isso não seja imprescindível. Existem muitas maneiras de praticar exercícios. Podemos optar por caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, praticar alguns exercícios em casa, tais como o próprio Yoga, etc.

 

Controle seu peso

É importante nos pesarmos uma vez por semana para controlarmos o peso. Se notarmos um ganho de peso, devemos tomar as medidas apropriadas para perdê-lo. Outra opção pode ser comprar uma esteira para trabalhar o corpo em casa.

 

Realize um checkup médico pelo menos uma vez por ano

Os médicos aconselham que os adultos realizem um checkup pelo menos uma vez por ano para evitar complicações de saúde. Ao detectar qualquer complicação mais cedo, o médico poderá tratá-la rapidamente, sem maiores consequências.

 

Alimente-se de maneira saudável

A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) recomenda que uma pessoa consuma em média 2.000 calorias por dia, distribuídas em alimentos tais como lácteos, carnes, cereais, frutas, verduras e legumes.

 

Durma melhor

Noites de sono mal dormidas podem aumentar o acúmulo de gordura e, portanto, levar à obesidade. Por isso, o ideal é dormir oito horas por noite, sendo o período de seis horas o mínimo recomendado pelos especialistas. Ter um sono tranquilo e livre de distrações e interrupções também é importante para toda a qualidade do sono.

 

Não acredite em milagres

Não existe uma dieta padrão ou uma fórmula milagrosa para perda de peso. O emagrecimento deve ocorrer de forma lenta e gradual, sendo necessário o acompanhamento nutricional por no mínimo um ano para que o indivíduo possa se adaptar à nova rotina alimentar e diminuir a dependência por alimentos gordurosos e ricos em carboidratos.

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