Clínica Hepatogastro

Como a Suplementação de academia pode afetar seu Fígado

Por Dra Nathalia Mota de Faria Gomes13/12/2022
Tempo de leitura: 3 minutos
Por Dra Nathalia Mota de Faria Gomes
13/12/22
Sumário

Muitas pessoas recebem recomendações de pessoas aleatórias relacionadas à suplementação, mas este uso indevido pode acabar trazendo danos ao seu fígado

No post de hoje, vamos falar sobre suplementação de academia e o seu fígado. Continue acompanhando para saber mais sobre o assunto!

Suplementos podem danificar o meu Fígado?

Falando diretamente, o uso de suplementos como BCAA e Whey Protein não te traz problemas no fígado, você pode tomar de acordo com o que o seu nutrólogo ou o que o seu médico do esporte recomendar.

Nunca siga recomendação de pessoas aleatórias da academia, pois elas não têm conhecimento específico, elas não sabem da sua necessidade para fazer o uso dessas suplementações.

Essas suplementações são importantes para essas pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, eu sou completamente a favor dessas suplementações, mas elas têm de ser orientadas por um nutricionista, por um nutrólogo ou por um médico do esporte, que são profissionais que estão habilitados a recomendar ou não o uso dessas medicações.

Anabolizantes podem danificar o meu Fígado?

Quando falamos no uso de anabolizantes, aí a história muda. Por que? Ao usar qualquer tipo de anabolizante, todos são metabolizados pelo fígado, então, essencialmente, esses anabolizantes vão gerar um impacto na saúde do seu fígado em algum momento da sua vida. Pode ser que você use o anabolizante e isso não cause nada, mas pode também ser que te cause alterações específicas do fígado.

Hepatite pelo uso de Anabolizantes

Neste contexto, podemos falar da hepatite, e é onde abro um parênteses, pois quando falamos de hepatite, já se é pensado necessariamente nas hepatites virais, hepatite A, hepatite B, mas não é isso! Hepatite é toda e qualquer inflamação no fígado que pode ser gerado pelos vírus da hepatite A, B e C, doenças autoimunes e medicamentos hoje também muito comum.

Então, o uso do anabolizante pode gerar no seu fígado alterações específicas que vão gerar essa hepatite, que é uma inflamação generalizada do seu fígado, e também aumentar o risco de você desenvolver câncer de fígado ao longo da sua vida.

Portanto, nós hepatologistas contra-indicamos veementemente o uso de anabolizantes com o objetivo de hipertrofia muscular para poupar o seu fígado, existem hoje outros métodos que podemos otimizar o seu desempenho na academia sem que isso impacte a saúde do seu fígado, como eu falei, Whey Protein, BCAA, creatina e outras suplementações.

É sempre importante que você receba a recomendação do seu nutrólogo, do seu médico do esporte, para que isso seja feito de uma forma saudável já que tenho certeza absoluta que você busca uma mudança no seu estilo de vida para se tornar uma pessoa mais saudável.

O que achou do conteúdo? Apresenta alguma dúvida? Deixe um comentário para que possamos esclarecê-la!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dra Nathalia Mota de Faria Gomes

CRM: 186069 | RQE : 97917 - Hepatologia
A Dra Nathalia é especializada em hepatologia, com mestrado em doença hepática autoimune pela UNIFESP e título de especialista pela sociedade Brasileira de Hepatologia.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 23/05/2024 às 15:27
magnifiercross