Clínica Hepatogastro

Cirurgia robótica no aparelho digestivo é vantajosa?

Atualizado em 25/08/2021
Tempo de leitura: 4 min.

A cirurgia robótica é uma alternativa para diversos problemas que acometem o aparelho digestivo. Ela é vantajosa por causa do seu menor grau de invasividade, oferecendo uma cirurgia mais segura e um pós-operatório mais confortável para o paciente.

Cirurgia Robotica No Aparelho Digestivo E Vantajosa Hepatogastro Bg
Cirurgia Robótica No Aparelho Digestivo É Vantajosa? 2

Com a evolução da tecnologia na Medicina, novos métodos e técnicas terapêuticas puderam ser desenvolvidos com o uso de equipamentos especiais. Uma dessas inovações é a cirurgia robótica, técnica muito vantajosa por ser minimamente invasiva.

Nesse tipo de cirurgia o cirurgião não opera o paciente de forma direta. Ele controla um equipamento que possibilita fazer intervenções mais precisas e de menor extensão; assim, existem menos riscos e a recuperação do paciente acontece mais rápido.

Entre as várias indicações da cirurgia robótica está a sua aplicação em procedimentos no aparelho digestivo. Quer saber como funciona? Continue lendo e descubra em quais casos ela pode ser feita e por que é tão vantajosa.

  • Como a cirurgia robótica funciona?
  • Em quais casos a cirurgia robótica pode ser feita?
  • Quais são as vantagens da cirurgia robótica?

Como a cirurgia robótica funciona?

A técnica robótica permite a realização de cirurgias minimamente invasivas. Isso porque o método cirúrgico é um avanço importante em comparação com as técnicas abertas, e até mesmo as técnicas de videolaparoscopia.

Na cirurgia robótica, o cirurgião não vai operar instrumentos manuseando os tecidos do paciente de forma direta. Ele tem o suporte de diversos equipamentos de alta tecnologia, que possibilitam realizar movimentos mais precisos, inclusive, operando pequenas porções de tecido com menos riscos de lesão nas áreas saudáveis.

Para realizar essa cirurgia é utilizado um equipamento composto por três elementos diferentes:

  • a central: faz o gerenciamento das informações e processa imagens em três dimensões, para que o cirurgião possa visualizar em detalhes a área que está sendo operada;
  • o console: é o elemento que o cirurgião vai manusear de forma direta; seria a sua mesa de controle, por onde envia informações do quê o robô precisa fazer;
  • o robô: é o elemento que vai realizar o procedimento cirúrgico. Ele fica acoplado ao paciente e realiza os movimentos de acordo com os comandos que o médico envia para ele a partir do console.

Toda essa grande estrutura é programada conforme cada cirurgia. Também conta com recursos que ajudam a refinar os movimentos do cirurgião, evitando ações bruscas que poderiam lesionar o paciente.

Além disso, entre os instrumentos que compõem o robô está uma câmera que gera imagens em três dimensões. Ela amplia os tecidos do paciente permitindo que o cirurgião tenha uma excelente visão daquilo que está sendo feito.

Mas não é só isso porque, devido a essa alta definição das imagens, não é preciso fazer grandes cortes. O robô consegue acesso à área ser operada por meio de pequenas incisões, minimizando os riscos durante o procedimento e após.

Em quais casos a cirurgia robótica pode ser feita?

Esse tipo de cirurgia conta com diversas indicações. No caso da sua aplicação no aparelho digestivo, a cirurgia robótica pode ser realizada em quadros de:

  • refluxo gastroesofágico complexo;
  • cirurgias complexas hepatobileopancreáticas: do fígado, pâncreas e das vias biliares;
  • hérnias abdominais;
  • cirurgia bariátrica;
  • reintervenção na transição esôfago-gástrica;
  • cirurgia oncológicas.

Aliás, é indicada principalmente para quadros de câncer. Podem ser tratados os cânceres que se desenvolvem em diferentes órgãos do aparelho digestivo, como reto, colon, esôfago, pâncreas, fígado e estômago.

A indicação da cirurgia robótica para esses casos se dá pelo fato de serem procedimentos complexos. Utilizando o equipamento, o cirurgião fica mais confortável para trabalhar, tem o suporte da tecnologia de ponta para fazer as intervenções e uma precisão muito maior, melhor visibilidade e maior controle em seus movimentos, conforme explicamos.

Quais são as vantagens da cirurgia robótica?

É importante ressaltar que todas as técnicas cirúrgicas são eficientes e têm suas aplicações. A cirurgia robótica vem como uma alternativa às técnicas abertas e à cirurgia laparoscópica. É um procedimento que pode ser recomendado quando existe a necessidade de realizar métodos complexos, ou precisamos de menos riscos durante a cirurgia e no pós-operatório.

As vantagens da cirurgia robótica englobam tanto o profissional quanto o paciente. No caso do cirurgião, o seu desgaste é menor porque ele consegue realizar a cirurgia em uma postura mais confortável. O equipamento permite ao cirurgião ver com detalhes e sem nenhum impedimento a área que está operando.

Com isso, ele alcança o máximo de excelência com o seu trabalho; minimizamos os riscos de de erros durante o procedimento e, como consequência dessa menor invasividade, o paciente tem uma recuperação mais rápida.

Há uma reação mais branda do organismo a cirurgia. O paciente também sente menos dor porque as incisões feitas são muito pequenas. Além disso, como explicamos, o risco de lesionar os tecidos ao redor da área que está sendo operada são muito pequenos por causa da precisão dos movimentos do robô.

Sendo assim, sempre que for possível realizar a cirurgia robótica ela é preferível em relação às demais técnicas por causa dessas e outras vantagens que apresenta. Se você quiser saber mais sobre ela e se é uma boa alternativa em seu caso, converse com seu cirurgião e esclareça suas dúvidas para realizar seu tratamento com mais tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 03 / 21
O Centro Hepatogastro de Pesquisa Clínica consiste em realizar estudos de novas terapias que ainda não estão disponíveis no mercado.
Ler Mais
 | 19 / 01 / 21
Entenda por que a cirurgia robótica apresenta mais vantagens do que as cirurgias laparoscópica e convencional para o tratamento de hérnia inguinal.
Ler Mais
Clínica Hepatogastro
Redes Sociais
Av. Presidente Juscelino
Kubitschek, 1545 conj. 31
Itaim – São Paulo/SP
(11) 3437-3228
Rua José Janarelli, 199
conj 105 – Morumbi-SP
(11) 3721-1300
Atenção: O site  www.hepatogastro.com.br  é um espaço que visa melhorar o acesso dos pacientes a informações importantes sobre saúde. Não deve ser utilizado como um substituto de uma avaliação completa, durante consulta médica.

Clínica Hepatogastro© 2021 Direitos Reservados – Desenvolvido em WordPress por SuryaMKT

Última atualização: 28/09/2021 às 09:15