Câncer Gástrico: 3 principais fatores para o desenvolvimento

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
Sumário

O câncer gástrico, mais conhecido como câncer de estômago, se caracteriza pelo crescimento desordenado das células que compõem a parede do órgão.

A seguir, falaremos um pouco sobre o câncer gástrico e ressaltamos os 3 principais fatores para alguém desenvolver esta enfermidade, que são divididos entre questões do meio, questão genéticas ou a de lesões. Continue nos acompanhando. 

Fatores do Meio

Em primeiro e o mais importante, são os fatores que conseguimos modificar, como, fazer uma alimentação sem muitos alimentos processados e defumado e zerar o tabagismo, que não é bom para o pulmão, não é bom para a saúde e também pode levar ao tumor de estômago e também à infecção por H pylori. 

Então quando identificamos o paciente assintomático, temos que fazer um acompanhamento periódico e realmente eliminar essa bactéria, porque ela pode ser percursora, pode causar o câncer gástrico.

Fatores inerentes ao Paciente

Em segundo ponto, temos questões inerentes ao paciente, que ele não tem escolha, como:

  • Doenças Familiares;
  • Histórico de alguém na família com câncer gástrico, principalmente jovens;
  • Algum tipo de anemia, como a anemia perniciosa.

Fatores de Lesão

Outros fatores são as lesões que podem predispor a formação desse tipo de tumor, como pólipos adenomatosos, uma metaplasia do intestino, ou seja, uma metaplasia do estômago, ou seja, quando a parede do estômago não tem mais aquela formação normal e passa a ter a formação e parecer com a parede de outro órgão, e também com a gastrite atrófica, que é uma doença onde existe uma inflamação muito importante da parede do estômago, isso pode predispor a formação do câncer gástrico.

Então, se você tem algum desses fatores, se você já fez o exame e identificou alguma dessas alterações, é muito importante a avaliação do especialista, seja o gastroenterologista, seja o cirurgião do aparelho digestivo para realmente ajudar você a eliminar esses fatores e também a fazer um acompanhamento adequado.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Cirurgia do câncer gástrico: quando o procedimento é indicado?

11/10/2023
O câncer gástrico surge no estômago, podendo não gerar sintomas no início da doença. Conheça os sinais e os fatores de risco. Saiba mais!
Leia mais

Após a cirurgia bariátrica, o que deve mudar na rotina?

30/08/2023
Cirurgia bariátrica é um procedimento que visa a redução do estômago em indivíduos com o IMC muito elevado. Entenda o que deve mudar na rotina no pós-operatório!
Leia mais

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados Atualizado em: 12/07/2022
magnifiercross