Clínica Hepatogastro

Os exames pré-operatórios da Cirurgia Bariátrica podem apresentar empecilhos?

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira21/02/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
21/02/23
Sumário

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pacientes com caso de obesidade. Por ser uma cirurgia exige muito cuidado e atenção com a saúde do paciente no pré e pós-operatório, alguns exames são solicitados para entender melhor a saúde desse paciente e evitar maiores complicações.

No post de hoje, iremos explicar a importância dos exames pré-cirurgia bariátrica, se eles são um empecilho para a realização da cirurgia e como eles podem colaborar para uma cirurgia mais segura. Continue lendo para saber!

Por que são solicitados tantos exames?

Essa é uma dúvida frequente dos pacientes que fizeram ou pretendem fazer a cirurgia bariátrica.

Exames de check up geral, como endoscopia, ultrassom, exame de sangue, função do coração, entre outros, são solicitados para que a equipe médica entenda sobre o real funcionamento do metabolismo do paciente e o que a cirurgia pode interferir, já que essa é uma cirurgia que trás alguns riscos, que muda o metabolismo do organismo e a absorção de nutrientes.

Ajustes pré cirurgia bariátrica

Após a realização de todos esses exames, a equipe multidisciplinar, composta por cirurgião, endocrinologista, nutricionista, psicólogo e cardiologista, vai avaliar como anda a saúde do paciente, se existe algo que precisa ser corrigido antes da cirurgia bariátrica, como uma alteração do funcionamento da tireoide, alteração do triglicérides ou colesterol, ou até mesmo uma hiperglicemia que precisa ser tratada justamente para diminuir o risco cirúrgico.

Lembrando que estamos falando de pacientes que às vezes tem 150 kg/180 kg, então, os exames cardiológicos e pulmonares, nos ajudam a mensurar o risco da cirurgia para esse paciente que muitas vezes tem outras doenças, como pressão alta, diabetes, asma, problemas pulmonares, dificuldade para locomoção.

Então, todos esses exames, diagnósticos e tratamentos antes da cirurgia, ajudam com que possamos diminuir o risco do procedimento.

Os exames podem ser um empecílho?

É importante os pacientes saberem que ter a indicação da cirurgia, nem sempre é estar pronto para o procedimento, pois acontecem alguns casos em que é necessário adiar a cirurgia, e o paciente pode precisar de uma preparação de 3 até 6 meses, embora não seja o habitual.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 11/04/2024 às 16:40
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross