Agende Sua Consulta

O que é Cirrose Hepática?

Atualizado em: 03/06/2024
Por Dr. Paolo Salvalaggio
CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
Sumário

Cirrose hepática é um termo bem genérico, mas no geral, é uma alteração mais avançada e grave causada por machucados que levam a uma lesão irreversível no fígado.

Em outras palavras, algumas infecções, hábitos ou doenças, que podem ser de nascença ou adquiridas, vão machucando o fígado ao longo prazo.

A cirrose hepática não ocorre de um dia para o outro. Portanto, as pessoas podem ficar anos e até décadas machucando o fígado até causar uma inflamação.

Inicialmente a cirrose é silenciosa e muitas vezes não é diagnosticada nos exames. Porém, quando esse problema se torna mais grave, o fígado começa a causar cicatrizes para melhorar o machucado gerado por todo o órgão.

O fígado cheio de cicatrizes é o que chamamos de cirrose hepática.

Como diagnosticar a cirrose hepática?

Para a cirrose ser diagnosticada, é preciso recorrer a um Cirurgião do Aparelho Digestivo ou um Hepatologista e realizar uma série de avaliações e exames do fígado que possam identificar a cirrose.

Dr. Paolo Salvalaggio

Dr. Paolo Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Realizou Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. É Especialista em Cirurgia Digestiva, Videocirurgia e Cirurgia Robótica. Atua há mais de 25 anos como cirurgião do aparelho digestivo. Concentra Atuação no Tratamento de Hérnias da parede abdominal, Refluxo Gastroesofageano e dos problemas do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja mais publicações aqui:
Ilustração anatômica do abdômen com o fígado destacado e lesão visível, representando hemangioma hepático.

Tratamentos atuais para hemangiomas hepáticos sintomáticos

31/12/2025
Tratamentos para hemangiomas hepáticos sintomáticos: saiba quando tratar, opções disponíveis e resultados esperados. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais
Homem segurando o abdômen com expressão de dor, com área destacada em vermelho indicando desconforto abdominal.

Esteatose hepática pode evoluir para algo mais grave?

19/11/2025
Saiba se a esteatose hepática pode evoluir para algo mais grave e conheça os riscos, estágios e formas de prevenção. Clique aqui e saiba mais!
Leia mais
teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2026 Direitos reservados
Atualizado em: 31/12/2025
magnifiercross