O que é a Gastroenterologia?

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
 Cv Lattes   Google Scholar
Atualizado em 29/09/2020

A Gastroenterologia é uma especialidade da Medicina que se focaliza na estrutura, função e doenças do aparelho digestivo.

O aparelho digestivo é composto por um longo tubo (que compreende o Esófago, estômago, Intestino Delgado e intestino grosso ou cólon) e pelos órgãos anexos fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Em conjunto este sistema é responsável pela digestão e absorção dos alimentos que ingerimos, possibilitando que os nutrientes sejam transportados para as células do nosso corpo.

As queixas relacionadas com o tubo digestivo são muito frequentes e uma das principais razões pelas quais os doentes consomem medicação não prescrita por um médico e procuram assistência médica.

Os Gastroenterologistas são médicos com um treino exaustivo nas doenças do aparelho digestivo e que estão aptos a responder às suas questões, realizar os exames necessários para a obtenção de um diagnóstico e prescrever a medicação adequada.

 

Principais Atividades

O médico gastroenterologista, após uma consulta médica adequada, que inclui anamnese e exame físico, faz o diagnóstico da doença do paciente. Muitas vezes, são necessários exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia, entre outros, para a confirmação do diagnóstico. Então é proposto o tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico.

O especialista em gastroenterologia atua na prevenção, indicando aos seus pacientes os tipos de hábito que devem incorporar para a melhora da saúde gastrointestinal. Para isso, analisa os exames, bem como o histórico familiar de doenças e os hábitos dos pacientes.

Portanto, o médico gastroenterologista é responsável pela análise, prevenção e tratamento das doenças e transtornos ocorridos no sistema digestório.

× Agendar Consulta.