Clínica Hepatogastro

Como funciona a lista do Transplante de Fígado?

Por Dr. Glauco Perticarrari21/09/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dr. Glauco Perticarrari
21/09/21
Sumário

A princípio, a lista do transplante de fígado, funciona a partir de uma organização nacional feita para cada estado.

Os pacientes são listados por estado e os órgãos que estão disponíveis para o transplante, são distribuídos naquele estado.

Somente quando não há receptor no estado ou quando não há compatibilidade, o órgão é ofertado para outro estado, para outra fila e a outros receptores.

Centros transplantadores

De forma curiosa, por São Paulo ser referência nacional na área da saúde, pela dimensão geográfica, quantidade de centros transplantadores e pacientes, existem dois centros de distribuição de órgãos.

Um centro fica localizado na capital, não só de São Paulo, mas também das cidades em torno, e o outro no interior do estado.

Qual a diferença entre eles?

A principal diferença entre eles é que a oferta na capital é bastante grande. No último censo analisado, tinham entre 1.200 e 1.300 fígados disponíveis no ano para transplante.

Já no interior, há um número muito menor de doadores, pois a quantidade de hospitais e UTI é menor do que na capital do estado.

Assim, podemos pensar que na capital os pacientes são relativamente mais graves, então a disponibilidade do órgão é maior e, consequentemente, o MELD para que se transplante os pacientes na capital é um tanto quanto maior.

No interior a oferta é um pouco menor e, em contrapartida, temos menos centros transplantadores. Sendo assim, pacientes com o MELD um pouco menor, podem se beneficiar com o transplante no interior do estado.

Espero ter esclarecido a dúvida de como funcionam as centrais de transplantes no estado de São Paulo e no Brasil. Deixe sua pergunta no comentário que eu tentarei esclarecer no próximo vídeo.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Glauco Perticarrari

CRM: 154653 | RQE : 59929 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Glauco Perticarrari atua clinicamente como cirurgião do Aparelho Digestivo, com enfase em transplante hepático e cirurgia hepatobileopancreatica.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 14/05/2024 às 12:29
magnifiercross