Clínica Hepatogastro

Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Metabólica

Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira12/04/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira
12/04/22
Sumário

Bariátrica, bypass, gastroplastia, y de roux...afinal, qual cirurgia eu vou fazer?

Cirurgia Bariatrica E Cirurgia Metabolica Clinica Hepatogastro Bg
Cirurgia Bariátrica E Cirurgia Metabólica 2

Hoje iremos falar sobre cirurgia bariátrica e metabólica! Mas calma, uma das cirurgias bariátricas mais realizadas no mundo é o bypass gástrico ou gastroplastia com derivação y de roux.

Todos esses nomes que eu citei são sinônimos e remetem a mesma cirurgia! Continue acompanhando e saiba mais sobre estes procedimentos.

Por que fazer o Bypass?

O bypass, como é carinhosamente chamado, é uma das cirurgias bariátricas mais realizadas no mundo e considerado padrão para as outras cirurgias, pois consegue entregar uma perda de peso boa à longo prazo sem complicações com outras técnicas muito disabsortivas, como:

  • Diarreia crônica;
  • Hipovitaminoses Graves;
  • Desnutrição.

Como é realizada a cirurgia?

Através de técnicas minimamente invasivas, da cirurgia por vídeo, ou robótica, o cirurgia realiza uma separação do estômago, dividindo-o em uma pequena bolsa de aproximadamente 50ml.

Além disso, realizamos um desvio com a alça do intestino ligada nesta bolsa, para que o alimento pule o início do intestino e encontre as enzimas digestivas mais para o final, diminuindo assim, a área de absorção.

Inicialmente, acreditava-se que essa cirurgia fazia apenas um papel restritivo pela diminuição do tamanho do estômago, e dissabsortivo, justamente por diminuir a área de absorção. Mas com o tempo, observamos que o alimento chegar no final do intestino, no íleo, já leva um grande benefício metabólico, pois a presença desse alimento no final do intestino  faz com que aumente a secreção de alguns hormônios intestinais e melhora muito o padrão metabólico do paciente, melhorando assim, algumas doenças, como a pressão alta e a diabetes.

Com isso, conseguimos, além da perda peso, a melhora das comorbidades relacionadas à obesidade e também uma perda de peso mais sustentada a longo prazo.

Mas, a cirurgia sozinha não garante todo o resultado, por isso, é muito importante o acompanhamento e avaliação de uma equipe multidisciplinar e especializada!

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira

CRM: 174843 | RQE : 94248 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Marcos Gouveia tem foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de procedimentos minimamente invasivos do estômago, intestino e de hérnias da parede abdominal.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 14/05/2024 às 12:29
magnifiercross