Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida. E o profissional que pode apoiar esse processo é o Nutricionista, pois está apto a elaborar um planejamento alimentar para suprir a necessidade de nutrientes para cada indivíduo.
O nutricionista é um profissional que se dedica ao estudo da alimentação, tratando e prevenindo doenças através de mudanças em nossos hábitos alimentares.
O nutricionista não receita remédios, apenas indica alimentos a serem inseridos, reduzidos ou removidos da dieta. Além disso, abre o horizonte dos pacientes, orientando sobre novas opções nutricionais.
As propostas dos nutricionistas geralmente focalizam em três aspectos: equilíbrio, variedade e moderação da alimentação.
Numa consulta nutricional são feitas medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular, avaliados exames bioquímicos (sangue, urina, fezes), verifica-se a presença de doenças, fatores hereditários que interferem na saúde, são analisados os hábitos alimentares e o estilo de vida do paciente.
Com base nesses dados o Nutricionista irá calcular a quantidade dos nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo e com isso elaborar um cardápio balanceado e individualizado.
A principal diferença é na formação: o Nutricionista deve ter diploma de curso superior em Nutrição. A formação é de grau Bacharelado e tem duração média de 4 a 5 anos. O Nutrólogo é um profissional formado em Medicina que buscou especialização na área de Nutrição. Precisa cursar Medicina, e depois seguir os estudos com uma pós-graduação na área de Nutrologia.
O nutrólogo se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias no comportamento alimentar. O nutrólogo trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, visando o crescimento e desenvolvimento saudável através de hábitos alimentares mais corretos.
O especialista trata doenças relacionadas a alimentação como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto. Ele identifica erros alimentares e os esclarece aos pacientes, buscando a melhora na qualidade de vida.
Outra importante diferença entre o nutricionista e nutrólogo, é que apenas o nutrólogo pode receitar medicações para seus pacientes.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.