Videolaparoscopia é uma forma de acessar o conteúdo interno do abdômen sem a necessidade de grandes incisões. É um método seguro, com resultados comparáveis aos da cirurgia aberta em muitos procedimentos, apresentando vantagens como diminuição da dor no pós-operatório, recuperação rápida, alta hospitalar precoce, reintegração às atividades diárias e ao trabalho em curto período de tempo e aspecto estético favorável.
A cirurgia de Nissen hoje utiliza a inovação da videolaparoscopia para o tratamento cirúrgico do refluxo gastresofágico. Consiste no envolvimento completo, em 360º, do esôfago pelo fundo gástrico, formando uma válvula anti-refluxo.
O procedimento para a correção do refluxo gastresofágico está reservado para aqueles que apresentam sintomas de esofagite de refluxo por tempo prolongado, recorrente e cujo tratamento clínico, embora bem conduzido, acompanha-se de recidivas dos sintomas, demonstrando ser insuficiente para levar ao tão desejado alívio permanente.
A cirurgia laparoscópica de forma geral é bem aceita pelos pacientes como alternativa no tratamento da esofagite de refluxo, pela reduzida agressão e rápida recuperação.
Desenvolvido por Surya Marketing Médico.