Clínica Hepatogastro
Eu Preciso De Um Nutricionista? | Clínica Hepatogastro
Eu Preciso De Um Nutricionista? 2

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida. E o profissional que pode apoiar esse processo é o Nutricionista, pois está apto a elaborar um planejamento alimentar para suprir a necessidade de nutrientes para cada indivíduo.

O nutricionista é um profissional que se dedica ao estudo da alimentação, tratando e prevenindo doenças através de mudanças em nossos hábitos alimentares.

O nutricionista pode receitar remédios?

nutricionista não receita remédios, apenas indica alimentos a serem inseridos, reduzidos ou removidos da dieta. Além disso, abre o horizonte dos pacientes, orientando sobre novas opções nutricionais.

As propostas dos nutricionistas geralmente focalizam em três aspectos: equilíbrio, variedade e moderação da alimentação.

O que é feito na consulta?

Numa consulta nutricional são feitas medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular, avaliados exames bioquímicos (sangue, urina, fezes), verifica-se a presença de doenças, fatores hereditários que interferem na saúde, são analisados os hábitos alimentares e o estilo de vida do paciente.

Com base nesses dados o Nutricionista irá calcular a quantidade dos nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo e com isso elaborar um cardápio balanceado e individualizado.

Nutricionista e nutrólogo são a mesma coisa?

A principal diferença é na formação: o Nutricionista deve ter diploma de curso superior em Nutrição. A formação é de grau Bacharelado e tem duração média de 4 a 5 anos. O Nutrólogo é um profissional formado em Medicina que buscou especialização na área de Nutrição. Precisa cursar Medicina, e depois seguir os estudos com uma pós-graduação na área de Nutrologia.

O nutrólogo se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias no comportamento alimentar. O nutrólogo trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, visando o crescimento e desenvolvimento saudável através de hábitos alimentares mais corretos.

O especialista trata doenças relacionadas a alimentação como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto. Ele identifica erros alimentares e os esclarece aos pacientes, buscando a melhora na qualidade de vida.

Outra importante diferença entre o nutricionista e nutrólogo, é que apenas o nutrólogo pode receitar medicações para seus pacientes.

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 23/04/2024 às 14:55
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross