Conheça a Gastroenterologia pediátrica

A Gastroenterologia Pediátrica é uma especialidade que auxilia o pediatra na assistência de crianças e adolescentes portadoras de sintomas relacionados ao tubo digestivo, como náuseas, vômitos, diarreias, alergias aos alimentos, dores abdominais, constipação intestinal, entre outros. Identifica doenças específicas do esôfago, estômago, intestino fino e grosso, além do pâncreas e vesícula biliar.

O gastroenterologista pediátrico também pode ajudar os seus pacientes a cuidar melhor de saúde, no que diz respeito ao peso. Ele está apto a fazer uma dieta balanceada, que será aproveitada de forma plena pelo corpo, e ainda manterá o sistema digestório funcionando perfeitamente.

Doenças comuns em bebês e crianças:

Refluxo infantil

Refluxo infantil ou refluxo gastroesofágico é o retorno dos alimentos, sólidos ou líquidos, do estômago para o esôfago. Ele, geralmente, manifesta-se nos primeiros meses de vida, causando regurgitação ou golfada, que se caracteriza pela saída do leite pela boca após as mamadas, em pequenas quantidades

Diarreia

A diarreia refere-se às evacuações frequentes, amolecidas e aquosas que tiram a criança do seu padrão normal. Entretanto, lactentes amamentados no peito e que ainda não recebem alimentação sólida apresentam, frequentemente, evacuações moles e consideradas normais.

A diarreia pode ser acompanhada de falta de apetite, vômitos, perda aguda de peso, febre ou perda de sangue. A desidratação pode se instalar quando a diarreia é grave ou prolongada.

Doença celíaca

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.

Constipação intestinal

Constipação é definida como sendo a dificuldade para evacuar, geralmente associada com fezes endurecidas. Em outras palavras, ela provoca um movimento mais lento do que o normal de resíduos alimentares (fezes) através do trato digestivo

Intolerância a lactose

Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.

2 comentários em “Conheça a Gastroenterologia pediátrica

  • 13 de junho de 2019 em 13:20
    Permalink

    Boa tarde

    Gostaria de marcar um aconsulta de urgencia com Gastrornterelogia infantil,convenio bradesco

    Resposta
    • 8 de julho de 2019 em 10:04
      Permalink

      Boa tarde! Por favor ligue em (11)3437-3228.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *