Clínica Hepatogastro

Comer antes de dormir faz mal?

Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio29/08/2017
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
29/08/17
Sumário
Antes-De-Dormir-Hepatogastro
Comer Antes De Dormir Faz Mal? 2

Grande parte das pessoas já deve ter ouvido falar, ou vivenciado a experiência de acordar a meio da noite com má disposição, ou até mesmo de manhã com o estômago desconfortável. Uma das possíveis causas pode ter sido derivada ao que comeu na noite anterior, principalmente se foi dormir logo após a refeição. Mas por que isso acontece?

No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar. Dormir de estômago cheio pode causar indisposição, pois em vez de estar descansando, o corpo estará digerindo os alimentos.

Dormir de estômago cheio causa refluxo?

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Isso acontece quando o músculo que deveria impedir que o ácido do estômago saia do seu interior não funciona como deveria.

Quando nos deitamos, a pressão dentro do abdômen aumenta naturalmente, e a pressão do estômago também. Se uma pessoa que tem tendência ao refluxo dorme com a barriga cheia, o risco de o alimento que está no estômago ir para o esôfago é maior. Por isso, é preciso esperar que parte da comida tenha sido digerida antes de se deitar.

Comer antes de dormir engorda?

Segundo especialistas da área, quando alguém come, uma série de processos metabólicos se desenvolve. São liberados hormônios no processo de absorção de alimentos. Portanto, se o paciente comer e logo ir dormir, esses mecanismos hormonais podem ter impactos negativos no organismo, e alguns desses impactos incluem ganho de peso ou mesmo obesidade.

O que comer de noite?

Para a alimentação noturna são mais indicados frutas, verduras, legumes e carboidratos. Embora algumas pessoas insistam em dizer que não é bom comer carboidratos à noite, eles são fundamentais para quem desempenha atividades físicas e/ou profissionais durante o dia. É uma maneira de repor a energia que foi gasta nesse período.

O que evitar comer antes de dormir?

Alimentos ricos em gordura e carne vermelha, por exemplo, atrapalham a digestão e causam aquela sensação de barriga inchada. Outro ponto importante é não ingerir bebidas estimulantes, pois elas podem atrapalhar o sono.

Dr. Marcos Paulo Gouveia de Oliveira | Hepatogastro

Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio

CRM: 143673 | RQE : 58423 - Cirurgia do aparelho digestivo
O Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio é Mestre e Doutor em Cirurgia. Pós-doutorado e Fellow nos Estados Unidos. Especialista em Cirurgia Digestiva e Videocirurgia. Atua como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia de fígado, pâncreas e vias biliares.
Acessar currículo

Compartilhe nas redes sociais:

TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 28/03/2024 às 14:40
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross