O que é colite ulcerativa?

A úlcera é uma ferida ou lesão que ocorre em um segmento do intestino delgado ou intestino grosso (cólon), como um resultado de lesão ou agressão sofrida por uma parte do trato digestivo. Ao contrário de erosões superficiais, que geralmente são pequenas, úlceras são feridas maiores (vários milímetros de comprimento) e que tendem a aprofundar e formar cicatrizes.

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória que atinge a mucosa do intestino grosso e que se acompanha de úlceras do cólon. É uma doença de curso irregular, que tem períodos de remissão e piora dos sintomas. Devido ao seu nome, geralmente é confundida com a síndrome do cólon irritável.

Colite ulcerativa é a mesma coisa que Doença de Crohn?

Ao contrário da Doença de Crohn, a colite ulcerativa normalmente não afeta a espessura completa da parede intestinal e não afeta o intestino delgado. A doença costuma acometer o reto e o sigmoide (fim do intestino grosso), podendo estender-se de forma parcial ou total pelo restante intestino grosso.

O que causa a doença?

Não se sabe ao certo o que causa a colite ulcerativa. Anteriormente, acreditava-se que a dieta e o estresse podiam estar entre as causas da doença, mas agora sabe-se que isso é apenas um agravante do problema, mas não pode causar a colite ulcerativa de fato. Uma possível causa é um distúrbio do sistema imunológico. No caso, uma resposta imunológica anormal faz com que ele ataque as células do próprio organismo.

Quais os sintomas da doença?

Normalmente, a perda de sangue pelo ânus é o sintoma mais preocupante e aparente. Em casos mais graves costuma ocorrer, frequentemente, diarreia com muco, pus e sangue, vontade imperiosa de evacuar e dor abdominal. Na fase aguda da doença pode, também, verificar-se o aparecimento de febre, anemia, perda de peso e dores articulares. A doença pode causar complicações como hemorragia e perfuração intestinal.

Como diagnosticar e tratar a colite ulcerativa?

Para confirmar o diagnóstico é necessário observar internamente o cólon por colonoscopia e colher um pedaço de mucosa (biopsia) para análise microscópica.

No momento não existe um medicamento que cure a colite ulcerosa. Existem, contudo, vários tratamentos que permitem melhorar as queixas da colite ulcerosa e, inclusive, induzir a remissão por um longo período de tempo.

O tratamento adequado depende da gravidade e extensão da doença, resposta aos tratamentos já efetuados, número e gravidade de crises anteriores e tempo de remissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *