O que é hérnia de hiato?

A hérnia é uma protuberância de algum órgão interno que pode aparecer em diversos locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna por exemplo.

A hérnia de hiato ocorre quando uma porção do estômago passa através do orifício chamado hiato do diafragma. Essa porção, normalmente, só deve permitir a passagem do esôfago.

Quando a hérnia se forma dificulta o fechamento completo do estômago, aumentando o retorno do conteúdo ácido para o interior do esôfago, com o surgimento de refluxo gastresofágico.

Os pacientes que sofrem da hérnia, podem sofrer de sintomas muito parecidos com outras doenças do trato gástrico, sendo elas, azia forte, dificuldades para digerir, arrotos frequentes e vômitos rotineiros. Geralmente estes sintomas costumam surgir cerca de alguns minutos após as refeições e tendem a desaparecer pouco tempo depois. Estes sintomas podem indicar a presença de refluxo e, por isso, é comum que o refluxo seja diagnosticado antes ou concomitantemente a hérnia de hiato.

Quando o tratamento com ajustes de posição, hábitos alimentares e medicamentos não funciona, o tratamento cirúrgico pode ser uma boa opção para o refluxo gastroesofagico e correção da hérnia de hiato.

A cirurgia para a hérnia de hiato é feita através da laparoscopia, que é um método pouco invasivo e que acelera a recuperação. Seu médico pode determinar qual o melhor tratamento e orientar se sua cirurgia seria uma opção adequada ao seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *