Clínica Hepatogastro

Tumor no Fígado

Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio07/06/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Por Dr. Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio
07/06/21
Sumário
A Imagem Mostra Uma Mulher Com Dores Abdominais | Tumor No Fígado | Hepatogastro
Tumor No Fígado 2

O tumor no fígado é caracterizado pela presença de uma “massa” neste órgão, e isto nem sempre é sinal de câncer. Estas “massas” no fígado são relativamente comuns em homens e mulheres e são denominadas hemangiomas ou adenoma hepatocelular. E apesar de não serem câncer podem causar aumento de volume do fígado ou sangramento hepático.

Sintomas

Os sintomas de tumor no fígado podem ser:

  • dor abdominal;
  • barriga inchada;
  • mal-estar;
  • pele e olhos amarelados.

Tumor no fígado tem cura?

O tumor no fígado pode ter cura quando a doença é descoberta precocemente e é devidamente tratada. A indicação da radioterapia, quimioterapia ou cirurgia vai depender do estado do tumor, se é avançado ou não e do estado de saúde geral do indivíduo.

Tumor maligno no fígado

O tumor maligno no fígado é chamado de câncer hepático ou câncer no fígado e deve-se a alterações malignas nas células hepáticas. Os tumores cancerosos podem ter origem no fígado ou podem alcançar o fígado a partir de outras partes do corpo. O câncer com origem no fígado é chamado de câncer hepático primário e aquele que é originário de alguma outra parte do corpo é chamado de câncer metastático, que é a maioria dos casos de câncer nesse órgão.

Tumor no fígado causa dor?

O tumor no fígado pode causar dor abdominal, principalmente quando afeta o funcionamento do órgão. Geralmente os tumores ​benignos não causam dor e são descobertos num exame de rotina.

Diagnóstico

O diagnóstico de tumor no fígado geralmente ocorre ao acaso, durante uma ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, requisitada por outro motivo qualquer que não esteja diretamente relacionado ao fígado. Os exames de sangue não detectam esse tipo de tumor pois em geral as funções hepáticas se mantêm normais ou discretamente elevadas.

Como tratar

O tratamento para tumor no fígado vai depender de muitos fatores, mas pode incluir a toma de medicamentos, exposição à radiação e por vezes, a cirurgia pode ser necessária para retirar o tumor ou a parte comprometida do fígado.

Cirurgia

A cirurgia de tumor no fígado requer anestesia geral e o indivíduo deverá permanecer internado no hospital por alguns dias ou semanas. Dependendo do tipo de tumor e da sua gravidade o médico pode optar por não realizar a cirurgia. Há casos onde os médicos apesar de realizar a cirurgia optam por não mexer no tumor nem no fígado por observar a gravidade da doença, mas existem casos onde o indivíduo é submetido à cirurgia retira-se o tumor ou parte do fígado e o problema fica solucionado.

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Clínica Hepatogastro © 2024 Direitos reservados
Última atualização: 23/04/2024 às 14:55
Ligue para agendar
Agende sua Consulta
magnifiercross